29º

de 102
ver todos

Open Brasserie Mediterrânica

29º

de 102
ver todos

Inserido no Inspira Santa Marta Hotel, tal como o nome indica, o Open é um espaço dedicado à cozinha mediterrânica, havendo grande preocupação na utilização de produtos saudáveis, de produção biológica e adquiridos no mercado local, de preferência através do sistema de comércio justo. Além de funcionar como restaurante, no Open realizam-se várias atividades relacionadas com a gastronomia como show cooking, workshops ou sessões de degustação de vinhos. Em junho de 2017, Diogo Porfirio assumiu as funções de chefe executivo, com a missão de promover uma cozinha criativa, saudável e sazonal.

Bar/Sala de espera: Bar
Dia(s) de Encerramento: Sábados (Almoços), Domingos (Almoços)
Especialidades: Vieiras com puré de cenoura e laranja, gel de framboesa, pickle Daikon.Tártaro de atum com lima kaffir e abacate.Corvina crocante, pak choi, cogumelos enoki e consomé de gengibre e citronella.Pá de porco a baixa temperatura, kimchi de couve e couro confitada.Tapioca e pandan, côco, coulis de manga e amendoim.
Estacionamento: Sim
Horário de Encerramento: 22:30
Lotação: 80
Necessidade de reserva: Aconselhável
Preço Médio: 20.00
Recomendado para grupos: Sim
Sanitários para Deficientes: Sim
Tipo de Restaurante: Internacional
Horário de Funcionamento: Das 07:00 às 10:00, das 12:30 às 14:30 e das 19:30 às 22:00.
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade fácil
Área para fumadores: Não Fumadores
Morada: Rua de Santa Marta 48
Código Postal: 1150 297 LISBOA
Tel: 918992860
E-mail: reservas@open.com.pt
Site: www.open.com.pt
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia: Coração de Jesus

Open Brasserie Mediterrânica - Lisboa


Uma cozinha portuguesa sustentável


Carla Fonseca

Há um restaurante em Lisboa, no rés-do-chão de um hotel de quatro estrelas, assim com super bom ar, que serve chispe e água da torneira aos seus clientes. Como? Isso mesmo.

Calma, não é assim tão surreal como parece, mas agora que tenho a vossa atenção passo a explicar: O chispe faz parte de umas das entradas que constam na ementa - Vieiras Coradas com Puré de Abóbora Assada com Vinagrete de Mão de Porco e Coentros (muito melhor assim, certo?) e a água da torneira, bem, é mesmo da torneira, só que filtrada e engarrafada num recipiente próprio.

E estes dois pequenos detalhes, não escolhidos ao acaso, dizem muito sobre o Open Brasserie Mediterrânica, que é nada mais nada menos do que o restaurante em causa. Primeiro, fica-se desde logo a perceber que é de gastronomia portuguesa que se trata. Segundo, e menos óbvio assim à primeira vista, que o restaurante do Inspira Santa Marta Hotel leva a sério a prática da sustentabilidade, não só pelas garrafas de plástico que evita ao usar água da torneira, mas também pela utilização de todas as partes do animal, como antigamente, quando a sustentabilidade ainda não tinha este nome.

Mas as boas práticas não ficam por aí, as receitas da água, por exemplo, são doadas a uma ONG que se dedica à distribuição de água potável em África. E os alimentos, além de biológicos (sempre que possível) vêm de produtores locais e do comércio justo.

Comer com os olhos

Então e a comida, perguntam vocês ansiosos. Bem, a comida tem tudo para dar certo: soa bem (uma pessoa lê na ementa Alcatra Mirandesa, Esmagada de Batata Doce de Aljezur e Cogumelos e começa logo a salivar), é bonita (como se pode comprovar ali pela foto)  e sabe mesmo muito bem (sobretudo acompanhada com o Esporão Reserva Tinto do Alentejo, como foi o caso, na apresentação da Carta de Outono).

E há muito por onde escolher (dizem que o risotto de lima é do outro mundo), há inclusive receitas com o selo sem-glúten da APC (Associação Portuguesa de Celíacos) e opções vegetarianas, vegan, sem lactose e adaptadas a pessoas com diabetes. Sempre na lógica de cozinha de mercado baseada o mais possível na produção biológica.

Mas como nem só de comida vive um restaurante, nesta “brasserie”, além da decoração clean e ao mesmo tempo descontraída e sofisticada, a cozinha é aberta para o balcão, proporcionando um contínuo “show cooking” dos pratos idealizados pelo chef João Silva, porque os olhos, como se sabe, também gostam de comer.
Há ainda a destacar um outro aspecto que só pode significar a total confiança que o Open deposita nos resultados do Feng Shui, usado na decoração do Hotel, que é a existência de um menu infantil. Inclui creme de cenoura, ou salada mista; hamburguer com batatas fritas, ou fusilli com legumes grelhados e bola de gelado, ou fruta da época.

O restaurante está aberto de segunda a domingo, das 19h30 às 22h00, na Rua de Santa Marta, n.º 48 (a dois minutos da Avenida da Liberdade). O preço médio por refeição (entrada, prato e sobremesa, sem bebida) é 30 euros por pessoa. Ao almoço é servido um buffet, com um dos pratos da ementa, por 13 euros.

2014-11-05
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora