Em tempo de São João, o blogue Viver o Porto, faz-nos um roteiro das tasquinhas e casas de pasto que dão a provar os melhores petiscos da Invicta. Onze instituições da cidade que valem pela história, pelo ambiente castiço e, claro, pela gastronomia. Siga-lhe os passos e descubra o Porto que apetece.
São os dias mais longos do ano, tanto no calendário como na cidade do Porto. O sol põe-se tarde, como se também ele entendesse que o tempo é de folia, as ruas vestem-de de animação e também as varandas parece que se fazem à fotografia, com flores e manjericos, bandeirinhas e luzinhas a brilhar. São as festas no Porto, que de ano para ano se prolongam cada vez mais para além da noitada de S. João, o padroeiro da cidade, e que convidam os habitantes da Invicta e a todos os que por cá andam a viver ainda mais intensamente a cidade.
E a festa faz-se na rua, com bailaricos, balões pelo ar, carrinhos de choque e rodas gigantes, sorrisos e marteladas, e claro, de bairro em bairro, copinho na mão e muitos e bons petiscos!
E se na noite em que ninguém dorme a rainha dos petiscos é a sardinha assada, com o caldo verde, pimentos e a broa de avintes, a verdade é que para petiscar estamos sempre prontos e os petiscos não acabam na noite de S. João.
Fazer um roteiro dos bons petiscos do Porto é quase impossível, pois se se come bem É NO PORTO, e não faltam tasquinhas, casas de pasto, mesas corridas e esplanadas na rua para nos acolher, quem sabe para começar com um copinho de vinho da casa, um pratinho de queijo e presunto e uns tremoços. Ora nem mais, para começar é sempre bom, e aos tremoços podemos juntar as azeitonas, um chouriço assado ou bocadinhos de alheira. Hummm,....
E uns bolinhos de bacalhau e umas chamuças crocantes ainda por cima com vista para o rio Douro??ou pataniscas e um mini pratinho de arroz de feijão??
E claro, se estamos no Porto temos de falar da francesinha, com mais molho ou menos molho, batatas aos palitos a acompanhar, sem salsicha ou com salsicha, com mais ou menos carne, até já podemos comer francesinha vegetariana (boa ideia!) ....; ou a bela da bifana, no pão a lambuzar os dedos, podemos ainda falar dos hambúrgueres que agora estão na moda ou avançar para uma sandes pernil, que quem é do Porto sabe bem onde a comer. (ver em baixo).
E se avançarmos para pratos (um bocadinho!) mais pesados, não nos podemos esquecer do prato que dá nome aos habitantes do Porto – as tripas à moda do Porto, pois sim, nós somos os tripeiros, e reza a história que ganhamos o nome por sermos boas pessoas e por a população, na altura dos descobrimentos, ter entregue toda a comida às embarcações que seguiam para Ceuta, ficando apenas com a parte menos boas das carnes, incluindo as tripas –usando depois a criatividade e imaginação para fazer delas um bom petisco: e assim se juntou o feijão branco, e não é que, hoje em dia, as tripas à moda do Porto são consideradas uma das maravilhas gastronómicas mundiais!!
Pois bem, não vale ficar com água na boca, o melhor é brindar ao Porto já com um copinho na mão e seguir para um pequeno roteiro onde experimentar algumas das iguarias que por aqui falei:
Viver o Porto pelas tasquinhas:
Adega Vila Meã
Experimente as tripas à moda do Porto e os filetes de polvo com arroz do mesmo
Rua dos Caldeireiros, 62
T: +351 222 082 967
Salta ao Muro
Para sardinhas assadas
Rua Heróis de França, 386
Matosinhos
T: +351 22 938 08 70
Casa Guedes
Experimente a sandes de pernil ou pão com queijo da serra
Praça dos Poveiros, 130
T: +351 222 002 874
Tasquinha Douro
Experimente bolinhos de bacalhau e chamuças
Rua do Ouro, 236
T: +351 22 610 00 21
Conga
Coma uma bifana
Rua do Bonjardim, 314 – 318
T: +351 222 000 113
Taberna Santo António
Experimente as Pataniscas de bacalhau
Rua das Virtudes, 32
+351 222 055 306
Casa de Pasto Palmeira
Experimente os queques de alheira
Rua do Passeio Alegre 450
T: +351 22 616 82 44
Casa Marlindo
Experimente o prego no pão
Rua de Trás, 15-21
T: +351 222 001 107
Oriente no Porto
Francesinha vegetariana (à sexta-feira)
Rua de S. Miguel, 19
T: +351 200 72 23
Café Santiago
Francesinha
Rua de Passos Manuel, 198
T: +351 222 081 804
Badalhoca
Experimente a sandes de presunto
Rua da Picaria, 30
T: +351 22 618 53 25
A autora e o blogue
Paula C. é do Porto e apaixonada pela sua cidade. Acredita que os melhores momentos da vida muitas vezes são esses que aparecem ao virar da esquina, por isso não larga a sua Canon e gosta de partilhar no blog o que de bom acontece na sua cidade. O mar e as viagens são outras das suas grandes paixões
Blogue
Facebook
Textos anteriores no Lifecooler:
O Azeite - ou o prazer das coisas simples
O Porto, no Dia Mundial da Fotografia
Por Paula C.