O Azeite – ou o prazer das coisas simples

Paula C., do blogue Viver o Porto, fala do prazer simples de molhar um pedaço de bom pão em bom azeite. Há lá coisa melhor...

É uma das gorduras saudáveis, faz parte da dieta mediterrânea e é tipicamente português – e o que seria de nós sem o azeite?

Eu confesso, não sou grande cozinheira, ou melhor, nem sequer gosto muito de cozinhar, mas quando o faço, lá está o azeite como condimento principal....na sopa, nas saladas, no arroz, nas massas “al dente”, ....aquele fiinho no final para dar um gostinho extra, ou simplesmente, no pão: esse simples prazer de molhar um bocado de pão no azeite – não é delicioso?

Não faltam casas especializadas no Porto para comprar bom azeite, e tanto o consegue encontrar em lojas gourmet (em que mais facilmente encontra uma maior variedade de azeites) , como em mercearias de bairro, nos supermercados ou mesmo nos mercadinhos de fim-de-semana. E em quase todos esses sítios vai poder provar o azeite antes de o comprar. Não faltam também variedades mais ou menos rústicas de azeite e frascos com mais ou menos design. Também não faltam bons restaurantes ou boas tascas que o sabem usar da melhor forma, e por último, não faltam por aí excelentes receitas para lhe dar uso.

A minha sugestão, no entanto, é que se deixe sempre surpreender, arranje uma boa companhia e aprecie a fórmula mais simples de provar o azeite, pois quantas vezes não somos mais felizes com simples partilhas de pequenos momentos, como esse de molhar um bom pão em azeite?

Alguns locais onde pode encontrar bom azeite no Porto:

Mercearia das Flores
Rua das Flores, 110
4050-263 Porto

Oliva&Co
Rua Ferreira Borges, 60
4050-452 Porto

Workshops Pop Up
Rua do Almada, 275
4050-038 Porto

E alguns restaurantes para provar bom azeite:


Restaurante D’Oliva
Rua Brito e Cunha, 354
4450 Matosinhos

Bar tolo
Rua senhora da Luz, 185
415-697 Porto

Casa de Pasto Palmeira
Rua do Passeio Alegre 450
4150 Porto

A autora e o blogue
Paula C. é do Porto e apaixonada pela sua cidade. Acredita que os melhores momentos da vida muitas vezes são esses que aparecem ao virar da esquina, por isso não larga a sua Canon e gosta de partilhar no blog o que de bom acontece na sua cidade. O mar e as viagens são outras das suas grandes paixões
Blogue
Facebook

 

Textos anteriores no Lifecooler:

O Porto, no Dia Mundial da Fotografia

As cerejas e o Porto

Paula C. 2014-11-05

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora