Mel da Serra de Monchique - DOP

Mel da Serra de Monchique - DOP

Produzido pela abelha Apis mellifera, é considerado um mel de néctar, sendo particularmente rico em sais minerais. Tem uma composição variada em termos de pólen da flora da região: alfazema, cistus e compositae, entre 14% e 19% cada; soagem, entre 14% e 18%; urze, 12%; eucalipto, citrus e prunus, entre 10% e 12% cada. Historicamente, foram os Romanos que deram grande impulso à apicultura na região das Caldas de Monchique, sendo este mel considerado, desde há muito, de alta qualidade.

Aroma e Sabor: Suave, devido à presença de Citrus e Prunus.
Coloração: Cor amarelo-escuro
Forma de Comercialização: Apresenta-se sob a forma de centrifugado ou mel em favos, desde que totalmente operculados, devidamente identificado e embalado em frascos de vidro.
Legislação Aplicável: A área geográfica delimitada de produção consta do Despacho nº 26/94, de 17-01, o qual também reconheceu a Denominação de Origem. A APILGARBE - Associação dos Apicultores do Barlavento Algarvio foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 29, de 04-02-94. A Denominação de Origem foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1107/96, de 12-06.
Número de Produtores: 630
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Processo de Fabrico: No processo de fabrico não é permitida a alimentação artificial das colónias de abelhas. A cresta só é autorizada após a floração e a operculação do mel e a purificação é feita por decantação. A recolha do mel ocorre desde fins de Maio até meados de Julho, ficando em repouso até Setembro/Outubro.
Produção Anual (Toneladas): 340
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita às freguesias de Monchique, Alferce e Marmelete do concelho de Monchique, às freguesias de Odeceixe, Aljezur e Bordeira do concelho de Aljezur, à freguesia de Bensafrim do concelho de Lagos, às freguesias de Mexilhoeira Grande e Portimão do concelho de Portimão e às freguesias de S. Marcos da Serra, Silves e S. Bartolomeu de Messines do concelho de Silves.
Morada: Largo do Pé da Cruz
Código Postal: 8550 MONCHIQUE
Tel: 282912291
Distrito: Faro
Concelho: Monchique
Freguesia: Monchique
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora