A tradição já não é o que era

É muito bonito fazer biscoitos, compotas ou pequenas peças feitas à mão para oferecer aos familiares e amigos. Mas nem todos temos o jeitinho da Margarida do blogue Pano Pra Mangas. Ela não só faz como recomenda o trabalhos de outros criadores. Siga as pistas para presentes diferentes e inspirados.

Nunca o ditado “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades” fez tanto sentido como nos últimos anos, e pelas mais variadas razões: a invasão dos shoppings, a diminuição do comércio tradicional – aquele que enchia de vida as ruas dos pequenos bairros - o comércio eletrónico... Quer se queira quer não, esta é a época, por excelência das compras, independentemente do valor ou de onde são adquiridas.

Se há coisa que detesto é a azáfama que se vive e em vez de uma tarde a percorrer lojas num shopping sobrelotado em que se vê tudo e não se vê nada, prefiro passar uma tarde em casa a fazer biscoitos, bombons ou pequenas coisas feitas à mão, em que cada uma delas tem um destinatário certo. Mas isto sou eu, que até levo jeito para a coisa...

E quem não sabe fazer ou não tem tempo ou detesta as filas de trânsito que dão acesso aos centros comerciais? Ora bem... Nada como uma boa tarde sentada no sofá, uma caneca de chá (ou chocolate quente, para os mais gulosos) e um gadget que tenha acesso à internet. Entra-se na World Wide Web e muitas vezes nem precisamos de ter cartão de crédito ou Paypal para podermos fazer compras – há sempre as transferências bancárias ou os pagamentos por multibanco. Depois é só esperar um ou dois dias até que o carteiro bata à porta. Querem melhor? Bem, melhor que isto só se eu der umas sugestões...

Livros: livros são sempre bem-vindos, mas convém que venham acompanhados de um talão de troca, pois é aborrecido se não acertamos no gosto do presenteado. Falo por mim, que só conheço duas pessoas que acertam nos meus gostos literários. Há livrarias que fazem entregas rápidas e até podem enviar a encomenda diretamente para o destinatário, caso se encontre longe de si.

Feito à mão: adoro esta opção! E há tanta gente talentosa por aqui... Para os primos que vivem em Londres, um chapéu impermeável ou uma gola confortável. Para o sobrinho que acabou de nascer, um fofo ou um vinil para decorar o quarto. Para a amiga despassarada uma agenda para que não se perca. Para o amigo fotógrafo uma strap em pele personalizada. E a lista não tem fim...

A casa nova: há sempre alguém que ou mudou de casa – porque casou, mudou de cidade ou país ou simplesmente porque sim e aqui a lista também é vasta. Pessoalmente acho lindas as grinaldas de luzes envolvidas em bolas de algodão em que podemos escolher as cores e para quem gosta de cozinhar para os amigos pratos bonitos para por na mesa ou decorações que dão aos bolos aquele toque especial.
Decisões, decisões, decisões: então e para aquele amigo a quem nunca sabemos o que oferecer? Vouchers são a solução perfeita: um jantar, uma massagem, um fim-de-semana algures por aí.

Ideias aqui não faltam. Façam já a lista dos presentes ainda por comprar e encomendem já, que ainda estão a tempo. Votos de Boas Festas, e como se diz por aqui “com saúdinha, que é preciso!”

 

A autora e o blogue
Inseparável da máquina fotográfica e do bloco de apontamentos, quando não anda em trânsito Margarida Vargues vive em Faro. Professora de Inglês de formação, e life coach de coração, criou o blogue Pano p’ra Mangas em 2005 para mostrar os seus trabalhos manuais e outras ocupações das horas livres. Em 2012 foi para Londres onde ficou um ano e meio. Regressou ao Algarve onde vive entre a mini-horta, a máquina de costura e os mil e um projetos a que vai emprestando as suas artes.
Blogue
Facebook 

Textos anteriores no Lifecooler:

A farmácia numa colher de chá

Eu, petisqueira, me confesso

Ria de Alvor, um berço da Natureza

DOP ou não DOP eis a questão

Um triângulo amoroso entre o rio, a ria e o mar

À sombra na relva fresca (Alameda João de Deus)

Ilha do Farol - um paraíso entre o mar e a terra

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora