de 24
ver todos

Restaurante DOC

de 24
ver todos

Trata-se do primeiro bar-restaurante semi-aquático do Douro. Fica na estrada marginal entre a Régua e o Pinhão, um dos percursos panorâmicos mais bonitos do país. Assente sobre uma estrutura de estacas, ocupa um edifício de arquitectura moderna, prolongando-se ao longo de um deck de madeira sobre o rio. Com uma esplanada sobre as águas do rio, tem vista sobre os vinhedos e sobre os montes de xisto, características paisagísticas daquela região. A sala interior é decorada de forma sóbria, em estilo contemporâneo, e a cozinha leva a assinatura do chefe e proprietário Rui Paula.

Dia(s) de Encerramento: Domingos (Jantares), Segundas
Horário de Encerramento: 23:00
Necessidade de reserva: Obrigatório
Observações: Outros contactos: 910 014 040CLASSIFICAÇÃO SERVIÇO VINHO A COPO VINIPORTUGAL (1-5): 4,8
Preço Médio: 40.00
Serviços: Esplanada
Tipo de Restaurante: Portuguesa
Horário de Funcionamento: Das 12:30 às 15:30 e das 19:30 às 23:00.
Área para fumadores: Não Fumadores
Acessibilidade física: Entrada e acesso à sala possível por pessoas em cadeira de rodas
Morada: EN 222
Código Postal: 5110 204 FOLGOSA AMM
Tel: 254858123
E-mail: doc@ruipaula.com
Site: www.ruipaula.com
Distrito: Viseu
Concelho: Armamar
Freguesia: Folgosa

Restaurante D.O.C. – Armamar


A promessa do Douro.


Mafalda César Machado

É na marginal, para muitos a mais bonita do país, a EN 222 que corre paralela ao rio Douro, que se descobre na Folgosa, pouco depois da cidade da Régua o D.O.C. Só por si o nome revela a sua graça e funciona em simultâneo como uma classificação adequada ao que por aqui se encontra.

Uma varanda sobre o rio

Pelas terras do Douro, Património Mundial, é um fenómeno sem explicação a inexistência de locais, no mínimo aprazíveis para apreciar em envolvência gastronómica adequada, a beleza que a Natureza, com a contribuição secular do Homem, proporciona.

É, assim, difícil descobrir um sítio onde se vá por comer bem e ainda muito mais difícil onde se vá, passe a repetição, por comer bem e em local agradável.

Finalmente, o carácter empreendedor do proprietário do restaurante Cepa Torta em Alijó, que é um dos poucos pontos procurados por bem comer, veio proporcionar neste restaurante recentemente inaugurado, aquilo que há muito tempo fazia falta por estas terras de particular beleza.

O D.O.C. não é só um restaurante. Veio aproveitar na Folgosa do Douro um amplo edifício literalmente construído em cima do rio, onde se pode chegar de barco estacionável na marina disponível e usufruir deste local de eleição para um fim de tarde deslumbrante na sua esplanada.

Esplanada essa que também funciona na hora das refeições quando o tempo o permite. Como se vê são já várias e relevantes as inovações por estas terras do Douro.

Cozinha trabalhada

Foi precisamente o proprietário do referido Cepa Torta quem se dedicou às artes gastronómicas, tendo vindo a aprender novas técnicas tanto no país como no estrangeiro, incluindo, entre outros, um estágio com o grande chef Miguel Castro Silva. O resultado foi trazer novidades à restauração duriense sem no entanto deixar de aproveitar a referência das raízes da cozinha tradicional desta região.

São muitas as hipóteses com a vantagem de serem apresentadas sob formas variadas. Quer isto dizer que para além da ementa propriamente dita, é possível optar pelo menu de degustação onde a terrina de ‘foie gras’ em vinho do Porto contracena com a morcela de Trás-os-Montes, o ‘risotto’ de sapateira e lombinho de vitela maronesa.

Mais engraçado pela sua originalidade será o menu de azeite, onde se pode experimentar o bolinho de alheira com míscaros em azeite trufado, o bacalhau com broa em azeite virgem de Murça, o medalhão maronês com migas de batata, grelos e broa e o tradicional pudim de azeite com laranja. Como se vê pela descrição acima, a preocupação do cozinheiro em revelar aos seus clientes sugestões diferentes é óbvia. Como curiosidade refira-se que num ecrã disponível na sala o que passa não é produto da TV Cabo, é a própria cozinha do restaurante revelada ao cliente.

2007-05-09
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora