de 5
ver todos

Restaurante Afonso

de 5
ver todos
Acessos para deficientes: Sim
Ambiente e decoração: Ambiente rústico e acolhedor.
Animação: Música ambiente

Fundado em 1954, continua nas mãos da mesma família. Num ambiente rústico, os pratos de caça e a gastronomia alentejana dominam as atenções. A sala principal é ampla, tornando-se acolhedora pelos arcos e pela pedra à vista das paredes. Existe ainda uma sala privada e um café adjacente.

Dia(s) de Encerramento: Quartas
Especialidades: Entradas: Febrazinhas de porco de coentrada, Cogumelos de vinagrete, Ovos de codorniz com azeite e coentros, Orelha de Porco, Paio Alentejano, Cana de lombo de porco preto, Ovas de Peixe, Salada russa, Grão com bacalhau, Presunto pata negra, Túberas com ovos, Salada de polvo. Sopas: Açorda alentejana, Sopa de cação, Gaspacho alentejano. Peixe: Bacalhau à Brás, Achigã grelhado com molho de coentros, Bacalhau à Afonso, Salmão, Robalo, Dourada grelhada. Carne: Cabrito à Morense, Medalhões de Porco preto, posta de vitela alentejana, Naco de novilho alentejano, Lombinhos de porco preto, Secretos de porco preto, Presas de porco preto, Plumas de porco preto, Migas de espargos bravos, Pezinhos de coentrada, Ensopado de Borrego. Caça: Arroz de lebre, Pombo bravo à D. Bia, Perdiz à D. Bia, Ensopado de lebre, Coelho bravo à caçador, Coelho Bravo na brasa, Costeletas de javali e de veado grelhadas.Sobremesas: Sericaia, Pirâmide de suspiros, Queijinho de Mora, Pudim de café, Leite-creme.
Estacionamento: Sim
História: Fundado em 1954, inicialmente como café, foi conquistando espaço à medida que as lojas contíguas iam vagando.
Horário de Encerramento: 23:00
Lotação: 280
Necessidade de reserva: Aconselhável
Observações: Participou em diversos concursos de gastronomia, tendo ganho vários prémios. Todos os anos participa na maior mostra de caça do país, que se realiza em Mora.
Período de Férias: 2º quinzena de Maio e 2º quinzena de Setembro
Preço Médio: 25.00
Recomendado para grupos: Sim
Serviços: Ar condicionado
Tipo de Restaurante: Portuguesa, Regional
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade fácil
Área para fumadores: Não Fumadores
Acessibilidade física: Entrada e acesso à sala possível por pessoas em cadeira de rodas
Detalhe de acessibilidade física: Entrada e acesso à sala – desde a entrada até às salas de refeição não existem obstáculos a utilizadores em cadeira de rodas.
Morada: Rua de Pavia 1
Código Postal: 7490 207 MORA
Tel: 266403166
E-mail: res.afonso@iol.pt
Site: www.facebook.com/pages/Restaurante-Afonso/142292682509210
Distrito: Évora
Concelho: Mora
Freguesia: Mora

Restaurante Afonso – Mora


A história de uma vida


Alda Rocha

A fama da cozinha valeu-lhe a recomendação do Guia Michelin, num percurso que conta mais de 50 anos de uma grande história de amor.

Quis o acaso que encontrássemos Afonso Mendes no dia do seu aniversário, não que uma vida a dobrar os 75 anos precise de pretextos para se desfiarem memórias. A sua história entrelaça-se no espaço a que deu o nome, ainda corria o ano de 1954, mas a verdadeira protagonista, como não se cansa de afirmar, é a sua mulher. O rosto ilumina-se num sorriso rasgado ao dizer que lhe saiu a sorte grande quando conheceu o amor da sua vida. Carinhosamente tratada por D. Bia, é da mestria das suas mãos que nasce a fama da cozinha desta casa.

Febrazinhas de porco de coentrada, Ovos de codorniz com azeite e coentros, Orelha de porco, Paio alentejano, Cana de lombo de porco preto, Presunto pata negra, Túberas com ovos… A lista de entradas é longa, havendo muito quem aqui venha e nem sequer avance para os outros capítulos, guardando-os para a visita seguinte. Sim, que este é local para se reincidir. E muitos são os clientes fiéis que moram longe e há muito se tornaram visitas habituais. Atestam-no as palavras elogiosas que deixam no livro de honra, em memória de repastos inesquecíveis.

A excelência da caça

Muito afamados são os pratos de caça, como Pombo bravo e Perdiz à D. Bia, Ensopado de lebre, Costeletas de javali e veado, Coelho bravo à caçador. A ementa é extensa, boa para estreias em grupo para atenuar a angústia na hora de decidir; sempre se pode roubar o prato do vizinho e diversificar a prova.

A gastronomia alentejana é rainha e senhora por estas paragens, dedicando um prato principal a uma iguaria mais comum em doses modestas como são os Pezinhos de coentrada. Seja qual for a escolha, da Sopa de cação, ao Achigã grelhado, passando por Bacalhau à Afonso ou Migas de espargos, para rematar com Sericaia, há uma garantia: todos os pratos são feitos aqui. Mas como todas as regras gostam de excepção, o Queijinho de Mora confirma-a no capítulo dos doces.

2010-01-25
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora