PORTUGAL FAZ-LHE BEM

de 12
ver todos
Ver
mapa

Hostel 2300 Thomar

de 12
ver todos

Inaugurado em abril de 2013, é o primeiro hostel da cidade de Tomar. Com uma decoração divertida e arrojada, inspirada na cultura popular portuguesa, está situado no coração da cidade templária. Cada quarto tem uma decoração própria, dedicada a um símbolo ou personalidade da nossa cultura. As áreas comuns incluem uma cozinha, uma sala de estar e um pátio exterior.

Localização: Centro Cidade/Vila
Morada: Rua Serpa Pinto 43
Código Postal: 2300 592 TOMAR
Tel: 249324256
E-mail: 2300thomar@gmail.com
Site: www.facebook.com/pages/Hostel-2300-Thomar/173764469438665
Distrito: Santarém
Concelho: Tomar
Freguesia: São João Batista

Hostel 2300 Thomar - Tomar


O lado descontraído da vida


Nelson Jerónimo Rodrigues

“Relax, make new friends” é o lema do 2300 Thomar, um hostel inspirado nos ícones nacionais que desafia os viajantes a conhecerem o melhor do nosso país. Fernando Pessoa, o galo de Barcelos e até um bigode à taxista são alguns dos símbolos a descobrir neste alojamento do centro histórico de Tomar, a meio caminho entre o rio e o castelo. Uma casa bem portuguesa mas ao mesmo tempo um cantinho do mundo, tantas são as nacionalidades e culturas que aqui se cruzam.

Rua Serpa Pinto, nº43, 2300-592 Tomar. O código postal ajuda a explicar o nome do Hostel 2300 mas a morada pode criar alguma confusão a quem pede direções. É que na cidade todos conhecem esta rua pedonal por Corredoura, hoje repleta de turistas e locais que aqui vêm passear ou às compras mas em tempos utilizada pelos cavaleiros templários a caminho do castelo.

Se perguntar por ela todos saberão dizer-lhe como chegar até lá e muitos irão aconselhá-lo a estacionar logo que possa, por exemplo no largo do tribunal (ou Várzea Grande). Este é ao mesmo tempo um bom ponto de referência para quem chega de transportes públicos já que mesmo em frente ficam os terminais de autocarro e comboio.

Daqui até ao hostel são apenas cinco minutos a pé pelo centro histórico da cidade, cuja via principal é a Rua Serpa Pinto… perdão, a Corredoura. Mais ou menos a meio fica um belo edifício amarelo, cujos dois pisos superiores acolhem este alojamento inaugurado em maio de 2013. Desde então que a medieval Thomar nunca pareceu tão jovem e moderna.

Em cada esquina um amigo

Subindo dois lanços de escadas chega-se à receção do hostel, onde já nos espera Sónia Pais, antiga diretora de uma escola de hotelaria e turismo que depois de ficar desempregada decidiu arregaçar mangas e abrir um alojamento na cidade natal. Defronte para a porta três relógios com fusos horários diferentes – Tomar, Nova Iorque, Tóquio – lembram as diferentes proveniências dos viajantes, alguns de lugares tão remotos como as Ilhas Maldivas, a Austrália ou Myanmar.  

Ali ao lado fica o coração do hostel, uma sala espaçosa e colorida onde salta a vista uma espécie de sofá feito com paletes de madeira e almofadas de patchwork. Junto a ele, uma viola e um leitor de vinis são mais que meros elementos decorativos, convidando os hóspedes a ouvirem os clássicos de outros tempos (Jane Birkin, Cock Robin, Duran Duran) ou a mostrarem os seus dotes musicais. Muita festa improvisada se fez ao som daqueles acordes…

O ambiente é descontraído e informal por natureza mas, se dúvidas houvesse, são desfeitas com uma frase colocada em destaque neste espaço. “Relax, make new friends” lê-se numa parede em tom de conselho. Alguns seguiram-no à letra e quando deixaram o hostel, rumo à próxima aventura, já o fizeram na companhia de vizinhos de camarata.

Cama, mesa e roupa lavada

Tal como em qualquer hostel a cozinha é outra das áreas-chave do 2300 Thomar, seja para quem viaja com os trocos contados, seja para outro tipo de hóspedes (como estudantes de mestrado) que aqui “fixaram” residência provisória. A utilização dos equipamentos (exceto da máquina de lavar roupa) é totalmente gratuita e à disposição há também uma sala de refeições decorada com mobiliário antigo.

Aqui voltamos a encontrar mais uma frase sugestiva –“enjoy your meal” - e uma pintura com o aqueduto dos Pegões, um dos monumentos mais emblemáticos de Tomar. Entre os espaços comuns do hostel destaca-se ainda um pequeno terraço e um cantinho de leitura com revistas e jornais de várias paragens.

De tempos a tempos o 2300 Thomar também organiza eventos especiais, como workshops de culinária ou apresentações de livros, e em breve lançará vários pacotes de atividades, desde idas às festas das aldeias em redor a ralis das tascas. A ideia é mostrar o lado mais original e divertido do concelho, pela mão de quem conhecer a região de olhos fechados.

Partilhar um quarto com Amália ou Pessoa

O alojamento do hostel divide-se em oito quartos, cada qual com uma temática diferente mas todos inspirados na iconografia nacional. O galo de Barcelos, o elétrico 28 e o táxi preto (com bigode a condizer) dão vida às camaratas de oito beliches e as de seis estão decoradas com Amália Rodrigues e o coração de Viana. Já a única camarata dupla tem as andorinhas como tema e os dois quartos duplos são dedicados a Fernando Pessoa (não falta sequer uma máquina de escrever verdadeira) e aos lenços de namorados, este com direito a varanda exclusiva.

A maioria dos quartos oferece vistas privilegiadas para o castelo, para a Mata dos Sete Montes e para o rio Nabão, o que diz bem da localização privilegiada deste alojamento. Para os menos habituados a estas andanças convém lembrar que as casas de banho são partilhadas e que os utilizadores devem trazer toalhas de casa. Além disso, cada um faz (literalmente) a cama onde se deita.  

À saída, os hóspedes são desafiados a deixarem uma mensagem num corredor (sim, aqui pode escrever-se nas paredes) e, entre declarações de amor e citações de poetas há muitos “piropos” a este alojamento. “Wonderfull place”, “ l`hostel est super” ou “me encanta” são alguns dos elogios rabiscados em várias línguas neste muro das… felicitações. Em português também há vários, mas um deles resume na perfeição o 2300 Thomar: “Bué fixe”. Mais palavras para quê?

2014-02-25
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora

Boa
Vida