de 96
ver todos

Restaurante Chico Elias

de 96
ver todos
Acessos: Seguir pela antiga estrada que liga Tomar a Torres Novas e acerca de 2 Km, encontrará a localidade de Algarvias.
Acessos para deficientes: Sim
Ambiente e decoração: Ambiente sossegado e acolhedor. Uma das salas possui lareira.

Antes de mais, quem visita o Chico tem a certeza de uma comida criativa. As entradas, todas elas originais, primam pelo bom gosto. A feijoada de caracóis merece ser experimentada, mas para não deixar as petingas no forno com ciúmes dê-lhes também umas dentadinhas. E os pratos? Bom, esses são cozinhados nos fornos a lenha. Esta é uma sabedoria antiga mas que o Chico Elias soube guardar na perfeição. Agora delicie-se com esta ementa: bacalhau assado no forno com carne de porco, Enguias de fricassé, coelho de abóbora e outras que não se fala para que não fique ainda com mais água na boca. Ah, o pão é de fabrico próprio. Tudo isto num espaço original e carismático, onde as paredes tanto são em madeira como são em tijolo, para gerar um ambiente a condizer, entre o rústico e o criativo. Tem lampreia na ementa na época devida.

Dia(s) de Encerramento: Terças, Domingos (Jantares)
Especialidades: Entradas: Feijoada de caracóis; Morcela de arroz e Petingas no forno. Sopas: Canja de grão e Caldo de São Francisco. Peixe: Bacalhau assado no forno com carne de porco; Arroz de bacalhau com cogumelos; Enguias de fricassé e Bacalhau com presunto e pão de milho; Lampreia à Bordalesa (por encomenda); Arroz de Lampreia (por encomenda); Carne: Coelho na abóbora; Cachola com broa; Cabrito assado no forno; Couves à Dom Prior; Danado de bom; Lombo de fricassé e Pato com migas. Doces: Fatias de Tomar; Leite creme queimado; Pêras bêbadas; Doce de feijão com abóbora.
Estacionamento: Sim
Horário de Encerramento: 22:00
Lotação: 150
Necessidade de reserva: Obrigatório
Observações: Realiza eventos.
Período de Férias: Encerra na primeira quinzena de Setembro e a segunda quinzena de Julho.
Preço Médio: 30.00
Recomendado para grupos: Sim
Sanitários para Deficientes: Não
Serviços: Ar condicionado.
Tipo de Restaurante: Portuguesa, Regional
Horário de Funcionamento: Das 12:00 às 15:30 e das 18:00 às 22:00.
Área para fumadores: Não Fumadores
Morada: Rua Principal 70
Código Postal: 2300 302 TOMAR
Tel: 249311067
Site: www.facebook.com/RestauranteChicoElias
Distrito: Santarém
Concelho: Tomar
Freguesia: São João Batista

Restaurante Chico Elias - Tomar


Cozinha criativa onde todos os pratos são feitos no forno a lenha.


N'Dalo Rocha

Há vinte anos não era mais do que um tasco onde se comia bem. Na altura, a proprietária Maria do Céu, já começava a testar o gosto inato que tem pela cozinha, brindando os trabalhadores que frequentavam a tasca com as primeiras receitas originais. A primeira delas, foi a Feijoada de Caracóis, hoje uma das entradas mais apreciadas do Chico Elias. Tudo começou porque o marido gostava de caracóis e havendo um excesso de animais certo dia, quis Maria do Céu experimentar como seria. Ao que parace os clientes gostaram e a partir de então, nunca mais parou nesta procura de sabores até chegar ao prato mais emblemático da casa, o Coelho na Abóbora. Imagine uma abóbora quase sem recheio que passa mais de três horas no forno... com um coelho lá dentro! Nesta casa, onde se privilegia a criatividade culinária, a lista de pratos não se fica por aqui. Para nos fazer crescer água na boca, estão também Bacalhau Assado no Forno com Carne de Porco, Enguias de Fricassé, a Cachola ou o Pato com Migas entre outros.

E como não é difícil de imaginar, as doses são super bem servidas, para serem apreciadas com calma e tranquilidade. Porém, esta casa apresenta algumas peculiaridades, ainda que não seja pelo simples facto de ser obrigatória a reserva para se cá vir comer. O livro de honra, é capaz de fazer inveja a muitos hotéis pela quantidade de nomes sonantes que ostenta; embaixadores, políticos, cantores, jornalistas e até dois ex-presidentes da República. É de facto muito honroso, principalmente quando alguns deles vieram a Tomar expressamente com o propósito de satisfazerem a sua gula. É que nem só de pratos ricamente confeccionados vive este restaurante. A sua proprietária também tem mão generosa para os doces, como as Fatias de Tomar ou as Pêras bêbadas. Pode soar a exagero, mas até um simples leite creme é feito com primor, lembrando-nos o verdadeiro sabor caseiro de tal iguaria. Nas paredes do restaurante, a colecção de recortes de imprensa emolduradas e não faltam fotografias com gente famosa, sendo a foto de Amália provavelmente a mais emblemática. Sem dúvida o premiar de todo um esforço de quem aposta na boa culinária regional e sem mantém fiel à tradição, bem haja.

Informação Detalhada

2003-03-24
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora