de 55
ver todos

Restaurante O Josué

de 55
ver todos

Muito apreciado e conhecido pelo sargo assado, com um molho especial.

Dia(s) de Encerramento: Terças
Especialidades: Entradas: Percebes e Salada de polvo. Peixe: Sargo; Caldeirada; Arroz de tamboril e Massa de cherne. Carne: Coelho frito.
Lotação: 60
Período de Férias: 24 Janeiro a 3 Fevereiro
Morada: Rua José António Gonçalves 87
Código Postal: 7630 084 LONGUEIRA/ALMOGRAVE
Tel: 283647119
Distrito: Beja
Concelho: Odemira
Freguesia: Boavista dos Pinheiros

Restaurante O Josué – Odemira


Em nome do sargo, do marisco e do peixe assado


Andreia Melo

Há anos que lhe chamam a catedral do sargo e a fama espalhou-se pelo país… Há quem diga que o peixe ali servido faz um ateu benzer-se. Mas nós somos como São Tomé, portanto vimos (para) pôr tudo em pratos limpos.

A ementa é curta e o espaço pequeno mas a cozinha tem que se lhe diga e história também não lhe falta. A casa está na família Santos há cerca de 40 anos. Começou por ser apenas café, no entanto, só há duas décadas (mais coisa, menos coisa) é que começou a servir também refeições, com receitas de família do então proprietário, o Josué. Hoje são os filhos, Fernando e Manuela, que gerem o espaço, mas a homenagem ao pai – e às suas receitas – permanece.

Ao passar pelo Josué até poderia confundir o espaço com uma taberna. Porém, como as aparências iludem, nunca julgue uma casa pela fachada… Observe com atenção para lá da primeira sala, a zona do café, onde os homens da aldeia conversam enquanto bebem uma cerveja. A segunda sala corresponde ao restaurante e aqui as regras escrevem-se a garfo e faca. Denuncia este espaço um grande aquário onde vivem sapateiras, lavagantes e outros parentes próximos.

Quem vai ao mar…

…garante peixe fresco para servir a quem passa e a quem de propósito vem para confraternizar à mesa do Josué. Situado entre Vila Nova de Milfontes e o cabo Sardão e a poucos quilómetros da praia de Almograve, a proximidade com a costa alentejana ajuda o restaurante a servir o pescado mais fresco.

2011-04-25
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora