A zona do Ilhéu da Vila e a Costa Adjacente foi integrada na Rede Natura 2000, abrangida pela Directiva 79/409/CEE, relativa à conservação das aves selvagens.
O Ilhéu da Vila, especialmente importante para a nidificação de aves marinhas migratórias ameaçadas, encontra-se a cerca de duas centenas de metros da costa, a poente de Vila do Porto, com 380 metros de comprimento e 150 metros de largura, tendo uma altitude de máxima de 75 metros.
A ZPE, com uma extensão total de 48 hectares, compreende uma faixa costeira desde o nível do mar, que inclui falésias e ilhéus costeiros. Esta área vai desde a Ponta do Malmerendo até à Cagarra. A zona mais importante em termos de aves é o Ilhéu da Vila, situado na Longitude 25º 10` W e Latitude 36º 55` N, com cerca de 7,7 hectares, afastado da costa e difícil acesso.
Para além de ser um espaço dos mais importantes dos Açores para nidificação de populações de aves marinhas protegidas, a ZPE do Ilhéu da Vila e Costa Adjacente também comporta Vegetação perene das praias de calhaus rolados e falésias com flora endémica das costas macaronésicas.