de 197
ver todos

Restaurante São Gião

de 197
ver todos

Situado nas proximidades de Guimarães, apresenta pratos (com destaque para os de caça) confeccionados com ingredientes de grande qualidade. Oferece uma sala espaçosa e confortável, com vista sobre o vale de Moreira, cujo verde é convocado para o interior do espaço pelas amplas janelas que para ele se abrem. Dedica-se à cozinha regional mas o espaço moderno e cosmopolita contrasta harmoniosamente com a alma tradicional da gastronomia. Entre os tons pastel e o preto, opta por mesas de traços direitos e linhas simples, em consonância com cadeirões ao estilo clássico. Simultaneamente arrojado e sóbrio, o espaço oscila entre os dois registos, definindo um estilo próprio.

Acessos para deficientes: Sim
Ambiente e decoração: Ambiente sóbrio com uma decoração moderna e elegante.
Bar/Sala de espera: Bar
Dia(s) de Encerramento: Domingos (Jantares), Segundas
Especialidades: Entradas: Ovos mexidos com espargos verdes e míscaros; Pimentos padron; Salsichão de marisco; Salmão fumado; Vieiras à galega; Lombo de porco fumado; Peito de pato; Morcela de arroz e Queijo fresco grelhado. Sopas: Sopa de legumes. Peixe: Rodovalho; Robalo e Linguado para grelhar e assar no forno; Bacalhau no tacho; Salada de lagosta; Bacalhau à Gomes de Sá; Filetes de pescada com salada russa; Choquinhos ao alho; Polvo grelhado e Bacalhau assado na brasa. Carne: Tripas à moda do Porto; Secretos de porco na brasa; Risoto de pombo; Bifinhos de veado na brasa; Perdizes de Escabeche; Lebre estufada; Vitela assada no forno; Javali estufado e Pézinhos de porco recheados com cabrito. Doces: Strudell de maçã; Pudim do Abade de Priscos; Tarte de Natas; Sorvetes caseiros e Crepes.
Estacionamento: Sim
Horário de Encerramento: 23:00
Lotação: 80
Observações: Ambiente formal
Período de Férias: Encerra de 8 a 31 de Agosto e de 23 de Dezembro a 3 de Janeiro.
Preço Médio: 35.00
Recomendado para grupos: Não
Serviços: Ar condicionado
Tipo de Restaurante: Portuguesa, Regional
Horário de Funcionamento: Das 12:00 às 15:00 e das 19:30 às 23:00.
Área para fumadores: Não Fumadores
Morada: Av. Comendador Joaquim de Almeida Freitas
Código Postal: 4815 270 MOREIRA DE CÓNEGOS
Tel: 253561853
Distrito: Braga
Concelho: Guimarães
Freguesia: Moreira de Cónegos

Restaurante São Gião - Guimarães


O prazer do inesperado


Mafalda César Machado

O restaurante S. Gião, assim como o nome que lhe está intrinsecamente associado, Pedro Nunes, o seu autor e proprietário, constituem referência de peso na gastronomia Portuguesa. Não faltam os prémios, menções, e, mais importante, os muitos clientes para o comprovar. Será, por esses motivos, entre outros, uma escolha óbvia. E mais que merecida. Pois Pedro Nunes soube não só manter, tarefa difícil no volátil panorama restaurativo nacional, a qualidade que lá se vai com prazer procurar, mas também crescer, diversificando e apurando a oferta, com incursões por novas áreas, arriscando, com bons resultados, em produções da sua autoria, em sectores tão diferentes como os gelados e os fumados. E aqui não se pode deixar de referir que arriscou num ambiente de tendência média mais do que conservadora, o que também deverá ser tido em conta na análise da sua evolução. Evolução essa que, inteligentemente soube sempre manter no seu vector de dedicação e o seu maior trunfo: a cozinha tradicional. Lugar onde continua a marcar o lugar de respeito que lhe é devido.

Passando a considerações de ordem mais prática, convém referir que não é evidente a melhor forma de lá chegar. Mesmo um repetente corre o risco de se enganar, dada a rede crescente das vias de acesso. Mas não é nada que um telefonema para o local de destino não possa resolver. Mesmo assim fica a indicação daquela que é pela maioria tida como a melhor, e mais simples, maneira de lá chegar. Partindo da cidade do Porto, há que seguir a A3 na direcção Braga. Sair para Guimarães, continuando pelas indicações de Pevidém e Riba de Ave. O alvo é o estádio do Moreirense, que tem direito a tabuleta mais visível a laranja. Basta acreditar nelas, pois são várias, e, passado o edifício pintado de branco de uma fábrica, lá está o referido estádio e o parque automóvel do S. Gião. Que não tem o aspecto de restaurante que se poderia imaginar, sinais, pelo menos evidentes, não o revelam, parecendo antes, ser uma casa de habitação.

Chegados, há que empurrar uma imponente porta de madeira que vai permitir um panorama da entrada e da sala, com a paisagem da vinha como enquadramento, que é uma agradável surpresa. Na sala, a lareira central transmite uma sensação de conforto, que se prolonga pelas mesas, amplas, toalhas impecavelmente brancas, onde sobressai o faqueiro e brilha a cor dos copos de água, com cadeiras que, além de bonitas são confortáveis, a convidar a permanências longas, mais que justificáveis, tendo em conta a qualidade das propostas da cozinha. É vasta a ementa, com dificuldades de escolha em todos os sectores, das entradas às sobremesas.

2006-04-12
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora