de 100
ver todos

Restaurante Marisqueira O Capelo

de 100
ver todos

Convidativo pela localização, com esplanada de frente para a ria Formosa, e pela cozinha, no Capelo - nome do proprietário - os fogões estão nas suas boas mãos. Lulas, chocos (com ou sem tinta), linguados e cherne representam os peixes para grelhar de maior procura. A ementa é variada e criativa como se (com)prova pela caldeirada de atum e pelo cabrito à Capelo, prato de resistência mas apenas ao domingo. Aqui é tudo à vista do cliente: desde os mariscos vivos que estão no aquário, aos expositores de peixe e de carne, passando pelo grelhador e cozinha inclusive. Termine o almoço ou o jantar mergulhando na lista das doces tentações caseiras.

Acessos para deficientes: Sim
Dia(s) de Encerramento: Quartas
Especialidades: Peixe: peixe cozido; Peixes Frescos Grelhados; Linguado à Casa; Caldeirada de atum e Arroz de Polvo. Carne: Lombo de Porco e Bife da Vazia. Doces: D. Rodrigo e Doce de Amêndoa.
Estacionamento: Sim
Horário de Encerramento: 22:00
Lotação: 90
Necessidade de reserva: Aconselhável.
Observações: CLASSIFICAÇÃO SERVIÇO VINHO A COPO VINIPORTUGAL (1-5): 2,0
Preço Médio: 30.00
Recomendado para grupos: Sim
Serviços: Esplanada.
Tipo de Restaurante: Regional, Portuguesa
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade fácil
Área para fumadores: Não Fumadores
Morada: Avenida Engenheiro Duarte Pacheco 40
Código Postal: 8800 537 SANTA LUZIA TVR
Tel: 281381670
Distrito: Faro
Concelho: Tavira
Freguesia: Santa Luzia

O Capelo - Santa Luzia


Um clássico do sotavento.


Mafalda César Machado

Não há que enganar. Estamos em cima do mar, no sotavento algarvio, na bonita zona de Santa Luzia e a especialidade restaurativa concentra-se no peixe fresco, para grelhar.

No Capelo, um dos muitos restaurantes que proliferam por esta zona, passa-se exactamente o mesmo. Com uma ligeira diferença, pois é considerado tanto por nacionais como por estrangeiros conhecedores e apreciadores do dito peixe, como o sitio onde se encontra o peixe mais fresco e mais bem grelhado da zona.

Comecemos pelo linguado que se elege entre os melhores, e continuemos pelo cherne, espécie difícil de encontrar deste lado do Algarve, igualmente muito bem grelhado. Também se recomendam as lulas e os chocos tanto na variante com tinta como sem. Os acompanhamentos, esses, têm o mérito de excluir as invasoras batatas fritas, pois aqui quem manda são as batatas cozidas, os legumes e as saladas. Tudo fresco, bem preparado e temperado.

Fora da grelha, a caldeirada cozinhada com várias espécies de peixe ou a cataplana, também são um bom cartão de visita do Capelo.

Mariscos à vista O peixe fresco vem do mar que a enorme esplanada do Capelo permite ter à vista a acompanhar um bela refeição. Os mariscos, esses estão dentro do restaurante, num aquário gigante, também à vista, e vivos, claro.

Aqui funciona o sistema de pesca directa, mediante a escolha do cliente, que pode ser uma lagosta, um lavagante... A sapateira pode ser servida com recheio de qualidade. Por altura de grandes ventos ou de clima menos agradável, refira-se que também se fica bem nesta sala em alternativa à referida esplanada. O Capelo é um tipo de restaurante onde convive uma clientela fidelizada. Percebe-se que o visitante tipicamente turístico não é o mas relevante. Um factor a ter em conta e que contribuiu muito para a continuidade da qualidade com que se serve no Capelo, já lá vão alguns anos, é a responsabilidade da cozinha ser do próprio dono. Ainda hoje nesta casa de nome mais do que feito, o seu proprietário continua a ser o cozinheiro que com arte grelha estes magníficos peixes. Demonstrando que quando se gosta do que se faz o resultado compensa. Muito bem localizado, com o mar em frente, o Capelo continua a ser uma referência para quem procure peixe fresco em boa companhia.

2007-08-08
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora