de 74
ver todos

Restaurante Marisqueira Fábrica do Costa

de 74
ver todos

A aldeia piscatória do Sítio da Fábrica, em frente à ria Formosa, acolhe este restaurante especializado em peixe grelhado e mariscos. Um clássico remodelado em novembro de 2013, altura em que uma confortável sala interior envidraçada se veio juntar à concorrida esplanada.



Ambiente e decoração: A decoração é básica e funcional sendo a sala de refeições uma excelente sala de visitas que recebe os clientes num cenário muito aprazível com a ria como pano de fundo. Mesas e cadeiras dispostas em fila e cobertas por um tecto em caninha que protege do sol e das outras condições climatéricas.
Bar/Sala de espera: Bar
Dia(s) de Encerramento: Não encerra
Especialidades: Peixe: peixe cozido; Arroz de marisco; Arroz de Lingueirão; Cataplana de Marisco; Robalo; Linguado ou Sargo na Grelha; Lulas; e Choco Frito ou grelhados. Carne: Bife à Casa; Febras na brasa; Costeletas de porco na grelha; Entrecosto e Carne de porco à alentejana.
Estacionamento: Sim
Horário de Encerramento: 23:00
Lotação: 300
Período de Férias: Fechado de 15 de Dezembro a 31 de Dezembro.
Preço Médio: 25.00
Recomendado para grupos: Sim
Tipo de Restaurante: Portuguesa
Horário de Funcionamento: Das 12:00 às 15:30 e das 19:00 às 22:00
Morada: Sítio da Fábrica
Código Postal: 8900 019 VILA NOVA DE CACELA
Tel: 281951467
E-mail: fabricadocosta@gmail.com
Site: www.facebook.com/pages/Restaurante-Marisqueira-F%C3%A1brica-do-Costa/159123174245852
Distrito: Faro
Concelho: Vila Real de Santo António
Freguesia: Vila Nova de Cacela

Restaurante Fábrica do Costa - V.R.S.A


Pitéus algarvios à borda d`água


Nelson Jerónimo Rodrigues

Num cantinho da ria Formosa, entre a ilha de Cacela Velha e uma aldeia piscatória, há um pequeno paraíso que ganhou fama graças a este restaurante. O marisco e o peixe fresco sempre justificaram a viagem até ao Sítio da Fábrica mas uma remodelação recente tornou a casa ainda mais apetecível em qualquer altura do ano.

Visitar o sotavento algarvio e não passar por Cacela Velha é quase o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa. Sobretudo no verão, esta aldeia histórica recebe milhares de turistas mas muitos nem imaginam que ali mesmo ao lado há outro local mágico banhado pelas águas da ria Formosa: o Sítio da Fábrica.

O nome desta terra piscatória vem de uma antiga fábrica de tijolo que ali existiu mas desse passado industrial pouco ou nada sobra. Quem ali chega encontra agora meia dúzia de casas e um restaurante (literalmente) com os pés na areia e os olhos na ria. Melhor cartão-de-visita seria impossível para a Fábrica do Costa.


Sala nova, a mesma ria de sempre

Até o mais clássico dos restaurantes precisa de uma remodelação de tempos a tempos e assim aconteceu com este. Depois de alguns meses em obras, a casa reabriu de cara lavada em março de 2013, ainda mais bonita e confortável. Logo à entrada, na esplanada coberta, as mudanças não foram muitas mas um olhar mais atento descobre, por exemplo, novos quadros nas paredes e, sobretudo, um grande vidro retrátil que abriga o espaço nos dias mais frios ou ventosos.

Seja como for, os objetos mais icónicos do passado (como os lemes e escotilhas ou as molduras com nós náuticos) continuam no mesmo sítio, preservando a alma desta casa cheia de história e estórias para contar. A esplanada descoberta também recebeu novas mesas e cadeiras mas as maiores mudanças encontram-se na sala interior. Depois de totalmente remodelada, apresenta-se agora mais moderna e sofisticada, graças a uma decoração minimalista onde predominam os tons claros e o mobiliário contemporâneo. Ao fundo, um novo bar/loja de vinhos também passou a atrair os clientes, juntamente com as montras de peixe e marisco, muito famosas pela sua fartura e diversidade.

Apesar das novidades, o cenário envolvente continua a ser uma das principais atrações da casa e, só por si, justifica uma visita ao restaurante. Pitoresca e tranquila, a ria é uma ótima companhia e, mais ainda, nos dias em que a grande afluência torna o serviço um pouco mais demorado. Isto porque o Sítio da Fábrica também serve de ponto de embarque para a ilha de Cacela (os pescadores locais fazem o transporte) e são muitos os que acabam por juntar o útil ao agradável. Afinal, quem não gosta de um bom petisco ou peixe grelhado a meio ou no final de um dia de praia?


O mar deu ao Costa

Como não podia deixar de ser os sabores do mar e da ria são os protagonistas do restaurante e inspiram as principais especialidades da casa, como o arroz de lingueirão (bivalve da família dos canivetes) ou de tamboril, as cataplanas (marisco, peixe e amêijoas) e o ensopado de enguias, estrelas maiores de uma ementa repleta de marisco e peixe.

Entre os primeiros merecem destaque as ostras, as conquilhas, as amêijoas ou o camarão e, quanto ao peixe, o mais difícil é escolher. Sargos, douradas, besugos e linguados, entre outros, juntam-se a algumas especialidades da região, como o bife de atum, os chocos (fritos ou grelhados) e as enguias. Já para os amantes da carne há carne de porco com amêijoas, febras de porco na brasa, bife da vitela e o clássico bife à Costa.

Por fim, vale a pena guardar um cantinho do estômago para as sobremesas regionais. O Dom Rodrigo, a tarte de alfarroba ou o Morgado bem que valem a pena. Tudo junto (bebidas não incluídas) costuma resultar numa conta a rondar os 20/25 euros e… muita vontade de regressar. Afinal, no Algarve não há sítio como este.   

2013-09-10
Deixe a sua avaliação
Vanessa 2017-07-29

Hoje por volta da 13h entrei neste restaurante e perguntei se tinham mesa para 15 pessoas. Apesar da sala interior se encontrar completamente vazia (e não deviam ter reservas pois ligamos várias vezes e ninguém atendeu), o senhor colocou-me a seguinte questão à distância: "quantas crianças são??" Ao que eu respondi apenas muitas, inicialmente a pensar que seria uma questão de alocação do espaço... ridiculamente obtenho o seguinte comentário " pois nem pensar, para isso mais vale fechar a porta e ir para a praia"... Impressionante a arrogância deste senhor, local no qual não tenciono entrar novamente e vou fazer questão de não o recomendar a ninguém... se tiverem filhos pensem 2 vezes antes de entrar!

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora