de 48
ver todos

Restaurante Cantiflas

de 48
ver todos

Casa de ambiente simples, com cozinha regional de qualidade, serviço eficiente e especial atenção aos vinhos, em nível acima da média.

Dia(s) de Encerramento: Segundas
Especialidades: Peixe: Bacalhau assado na brasa; Bacalhau cozido com todos; Bacalhau à minhota; Bacalhau à moda da casa. Carne: Posta especial à Cantiflas. Por encomenda: Arroz de cabidela; Cabrito assado; Caldeirada de cabrito; Entrecosto com arroz de feijão.
Preço Médio: 20.00
Tipo de Restaurante: Portuguesa
Morada: Rua Nova 13
Código Postal: 5130 301 SÃO JOÃO DA PESQUEIRA
Tel: 254484474
Distrito: Viseu
Concelho: São João da Pesqueira
Freguesia: São João da Pesqueira

Cantiflas - S. João da Pesqueira


Um ponto seguro de paragem, no Douro Superior.


Mafalda César Machado

Não é evidente que por terras de S. João da Pesqueira, onde a restauração digna de interesse escasseia, encontrar uma casa como esta. Chega-se lá facilmente, passando a povoação de S. João da Pesqueira, seguindo uma seta que indica a povoação de Espinho.

O restaurante em causa chama-se Cantiflas. Nada de particular, até agora. Entrando, passa-se por um pequeno café, que se percebe ser de frequência fixa, como é aliás costume nos escassos locais de convívio existentes por estas bandas desertificadas do Douro Superior, e acede-se aos domínios da sala de jantar. Sala esta que é ampla, despretensiosa na sua simplicidade, apresentando cadeiras de madeira e mesas confortáveis, tudo com um aspecto de limpeza impecável, o ecrã televisivo do costume, e, primeiro requinte, um bom aparelho de ar condicionado, a ter muito em conta pois estamos em zona especialista em amplitudes térmicas.

Como segunda curiosidade, surpreende o tratamento dado ao vinho por quem serve à mesa. Tratamento de especialista, a confiar mesmo para a escolha do vinho mais adequado ao seu pedido de refeição, vinho esse que poderá se for o caso, ser servido decantado, em recipiente correcto e nos copos que muitos restaurantes urbanos deveriam saber, mas ainda não aprenderam, a apresentar nas suas mesas. A escolha possível, nos vinhos, é também ela, uma agradável surpresa.

A posta à moda da casa

A terceira curiosidade será a qualidade da carne servida, devidamente qualificada como especialidade da casa: a posta especial à Cantiflas. É uma dose mais que suficiente para duas pessoas. Consta da conhecida posta, não no tamanho sobredimensionado com que é normalmente servida, mas cortada em fatias pequenas, tenríssimas e sumarentas, no ponto e tempero ideal, bem acompanhadas por saborosas batatas a murro.

É aliás em redor da carne que gira a maioria das escolhas possíveis nesta casa. Onde também não falta o indispensável bacalhau, de posta alta, que poderá ser assado na brasa, cozido com todos, à minhota ou à moda da casa.

Se tiver entretanto a possibilidade de prevenir a sua deslocação a esta casa, pode, por encomenda, provar um bom arroz de cabidela, o cabrito assado ou em caldeirada e o entrecosto com arroz de feijão. Na época de caça outras oportunidades se apresentarão como alternativa.

Nos doces permanece a oferta clássica, sem nada de maior importância. Como nota final há que fazer nova chamada de atenção aos vinhos. Note-se, já agora, que bem perto fica um dos mais modernos armazéns vinícolas do país.

Não esquecendo o serviço, que conjuga em simultâneo a simpatia a eficácia e a discrição, mais uma vez com um nível de fazer inveja a muito restaurante do país. Um Porto de qualidade, é na terra deles que estamos, será um desfecho possível de uma agradável refeição.

Fica assim registado o Cantiflas como um ponto de paragem segura no Douro, em S. João da Pesqueira.

2006-10-11
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora