Lombo Branco de Portalegre - IGP

Lombo Branco de Portalegre - IGP

Ensacado curado pelo ar, composto por lombo de porco da Raça Alentejana, sal e, por vezes, de alhos secos e de vinho branco da região de Portalegre. Como invólucro são usadas as "peles das banhas" ou a tripa grossa ou o "cego" de porco. Tem um formato direito, cilíndrico, enguitado com fio de algodão, apertado nas extremidades, um comprimento de 15 a 50 cm, diâmetro de 4 a 8 cm e consistência semi-rija. A excelente qualidade deste ensacado, como dos outros enchidos da região do Alentejo, é devida aos processos tradicionais de fabrico, à qualidade da matéria-prima e, principalmente, às condições edafo-climáticas da Serra de São Mamede.

Coloração: Rosada e brilhante
Endereço (OCC): Parque dos Leilões de Gado de Portalegre - Estrada Nacional nº 246 - Apartado nº 269 7300 PORTALEGRE
Fax (OCC): 245207521
Legislação Aplicável: A área geográfica de produção consta do Despacho nº 16/96, de 21-03, o qual também reconheceu a Indicação Geográfica. A Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 96, de 23-04-96. A Indicação Geográfica foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1857/97, de 26-09.
Observações: IG - Indicação Geográfica Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: AADP - Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre
Processo de Fabrico: O lombo de porco, depois de aparado, é golpeado obliquamente para facilitar a penetração dos temperos. Geralmente, o lombo é barrado por fricção com duas misturas distintas: uma de água e sal, e outra de alho pisado com sal e, por vezes, vinho, assim permanecendo durante dois a sete dias, num local com temperatura não superior a 10ºC e humidade próxima dos 80/90%. Decorrido este período, envolve-se na pele das banhas ou na tripa de porco (cego), enguita-se e aperta-se. Seguidamente, efectua-se a secagem, em condições ambientais naturais, dependendo a sua duração da estação do ano em que ocorre. O produto final deve ser conservado a uma temperatura entre 5º e 15ºC.
Produção Anual: 10 toneladas.
Sabor e Aroma: Agradável, pouco salgado e ligeiramente picante.
Telefone (OCC): 245201296
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos do distrito de Portalegre.
Morada: Estrada Nacional 246 Parque dos Leilões de Gado de Portalegre - Apartado 80
Código Postal: 7300 PORTALEGRE
Tel: 245331064
E-mail: natur-al-carnes@iol.pt
Distrito: Portalegre
Concelho: Portalegre
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora