Azeites do Norte Alentejano - DOP

Azeites do Norte Alentejano - DOP

Já na Antiguidade o cultivo da oliveira estava bem enraizado em toda a bacia mediterrânica. Há dados que fazem crer que os Visigodos a herdaram dos Romanos e os Árabes mantiveram e desenvolveram o seu cultivo. O primeiro "Regimento do Ofício Lagareiro" data de 1392 e refere-se à cidade de Évora. Na Idade Média o azeite era o condimento usado por excelência e há um ditado popular que refere que "a melhor cozinheira é a azeiteira".

Acidez: Baixa a muito baixa.
Apanha: Mecânica.
Aroma e Sabor: Frutado, suave, bem característico e agradável ao paladar.
Classificação Genérica/Oficial: Azeite Virgem e Virgem Extra.
Coloração: Amarelo-ouro, por vezes ligeiramente esverdeado.
Endereço (OCC): Parque de Leilões de Gado de Portalegre, Estrada Nacional 246 - Apartado 269, 7300 PORTALEGRE
Fax (OCC): 245207521
Forma de Consumo: É indispensável na confecção de certos pratos tradicionais, como a açorda, a sopa de bacalhau, o gaspacho, as migas, o sarapatel, entre outros.
Legislação Aplicável: A área geográfica delimitada de produção consta do Despacho nº 61/94, de 15-02, o qual também reconheceu a Denominação de Origem. A Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 38, de 15-02. A Denominação de Origem foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1107/96, de 12-06.
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: AADP - Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre
Processo de Fabrico: As azeitonas são colhidas no estado ideal de maturação e transportadas para o lagar, não podendo decorrer depois mais de 48 horas até se iniciar a laboração. A azeitona é lavada, desfolhada, moída e batida. Nesta operação a temperatura da massa não deve ser superior a 35ºC. O produto final é embalado em garrafas de vidro incolor.
Produção Anual (Toneladas): 150
Telefone (OCC): 245201296
Transporte: A granel.
Variedade das Azeitonas: Galega (variedade dominante), Blanqueta e Cobrançosa.
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos de Alter do Chão, Arronches, Avis, Borba, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Estremoz, Elvas, Fronteira, Marvão, Monforte, Redondo, Portalegre, Sousel, Vila Viçosa, Alandroal, Nisa e Reguengos de Monsaraz e às freguesias de Nossa Senhora de Machede, São Mansos, São Vicente do Pigeiro, São Miguel de Machede e São Bento do Mato do concelho de Évora e às freguesias da Luz e Mourão do concelho de Mourão.
Morada: Estrada Nacional 246 Parque de Leilões de Gado de Portalegre
Código Postal: 7300 PORTALEGRE
Tel: 245331064
Distrito: Portalegre
Concelho: Portalegre
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora