Cordeiro Bragançano - DOP

Cordeiro Bragançano - DOP

Carcaças de animais da Raça Churra Galego Bragançano abatidos com três a quatro meses de idade e alimentados à base de vegetação espontânea e algum feno. As origens desta raça estão ligadas, provavelmente, às ovelhas do Tipo Pirinéus. Desde há muito tempo que a Terra Fria Transmontana se dedica à produção de ovinos, sendo, por vezes, o único recurso das populações.

Caracterização das Raças: A Raça Churra Galega Bragançana caracteriza-se por uma acentuada desproporção entre a altura do tórax e a que medeia entre este e o solo, tendo os membros muito finos. Os olhos são grandes, o peito é estreito e a cauda é comprida. São frequentes as manchas pretas ou castanhas à volta dos olhos, focinho e orelhas.
Endereço (OCC): Bairro Salvador Nunes Teixeira, Lote 5 - Apartado 90, 5300 BRAGANÇA
Fax (OCC): 273381179
Forma de Comercialização/Consumo: Carcaças inteiras, refrigeradas, com peso entre os 8 e os 12 kg, devidamente identificadas, e apenas nos meses de Dezembro e Janeiro, Março e Abril, Julho e Agosto.
Legislação Aplicável: A área geográfica de produção consta do Despacho nº 19/94, de 12-01, o qual também reconheceu a Denominação de Origem. A ACOB foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 25, de 31-01-94. A Denominação de Origem foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1107/96, de 12-06.
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: ACOB - Associação Nacional dos Criadores de Ovinos da Raça Churra Galega Bragançana
Sabor: Muito tenra e saborosa.
Telefone (OCC): 273381444
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos de Bragança e Vinhais e algumas freguesias dos concelhos de Macedo de Cavaleiros, Vimioso, Mirandela, Chaves e Valpaços.
Morada: Bairro Salvador Nunes Teixeira Lote 5 Apartado 90
Código Postal: 5300 BRAGANÇA
Tel: 273381444
Distrito: Bragança
Concelho: Bragança
Freguesia: Santa Maria
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora