Este projecto nasceu da paixão de um casal do Estoril pela região. Juntos, resolveram reabilitar um antigo Convento e fazer aqui um turismo Rural. Localizada em plena serra de São Mamede, promove a comunhão com a natureza e com esta se harmoniza. O espaço é arejado e a decoração clássica, cultivando o gosto pela detalhe.
Localização: Campo
O Convento da Provença, localizado em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, no Alto Alentejo, alia o sossego de uma planície alentejana a um reencontro com a Idade Média. Se procura um lugar calmo, longe do stress da cidade, este é o sítio certo. Aqui a tranquilidade é total.
«Em Portalegre, cidade
Do Alto Alentejo, cercada
De serras, ventos, penhascos, oliveiras e sobreiros
(…)
Das casas que têm história,
Cheia da ténue, mas viva, obsidiante memória(...)»
José Régio – in Toada de Portalegre
A Toada de Portalegre, um poema de José Régio dedicado à cidade que o acolheu, define na perfeição este lugar secreto, situado a cerca de quatro quilómetros da capital de distrito, erguido num silêncio e tranquilidade absolutos.
Outrora pertencente a frades Biguinos, adeptos da pobreza voluntária, este antigo convento foi reabilitado no século XV pelo bispo D. Jorge de Melo, que aqui chegou a viver, imagine-se, com D. Helena Mesquita, sua amante, e os seus três filhos. Junto ao portão do pátio, do lado de fora, ainda se pode ver cravado na parede metade do escudete dos Melos, uma herança desses tempos.
Descobrir o passado
Exteriormente, esta unidade de turismo rural não aparenta ter origem na Baixa Idade Média. De típica arquitectura alentejana, perfeitamente enquadrado na paisagem que o acolhe, o Convento da Provença surge no meio de oliveiras e sobreiros.
Mal entramos, somos seduzidos pelo bom gosto da decoração, onde o antigo e o moderno surgem de mãos dadas. Decorada maioritariamente pelos proprietários, que não imaginavam um dia construir um projecto como este, toda a unidade se apresenta ornamentada com peças de arte bélica, o que à primeira vista pouco transmite da vida calma de um convento...