Castanha de Marvão e Portalegre - DOP

Existem duas variantes de castanha: fresca e castanha seca ou pilada. Relativamente à castanha fresca existem três variedades: 1) Variedade Bárea, precoce com perianto duro, castanho escuro baço e parte interna tomentosa. De descasque fácil, saborosa, um pouco acre e com maior calibre; 2) Variedade Clarinha ou Enxerta com perianto duro, castanho claro e brilhante, parte interna tomentosa. Com boa aptidão para o descasque, considerada a mais saborosa de todas as variedades. 3) Variedade Bravo com perinato duro, castanho avermelhado brilhante e hilo pequeno, aptidão para o descasque, saborosa e com maior percentagem de humidade.

Apanha e Tratamento: As variedades de castanha fresca são colhidas para um cesto de verga após queda da árvore, directamente do chão ou do ouriço que também se encontra no chão. é transportada no dia da apanha para o local de pré- tratamento, passada por um crivo que rejeita a castanha inferior a 24 mm, seguindo-se uma selecção tendo em conta a ausência de defeitos. São depois calibradas e acondicionadas. A castanha pilada é introduzida no secadeiro, constituído por uma divisão de 2 andares. No andar inferior faz-se diariamente lume cujo calor passa para o andar superior. Esta operação dura 40 dias, após o qual as castanhas são escolhidas e acondicionadas.
Aroma e Sabor: Todas as variedades apresentam um sabor característico
Coloração: A variedade Bárea tem uma cor castanho escuro baço. A variedade Clarinha ou Enxerta apresenta uma cor castanho claro e brilhante. A variedade Bravo apresenta uma cor castanho avermelhado brilhante.
Endereço (OCC): Parque dos Leilões de Gado de Portalegre, Estrada Nacional 246 - Apartado 269, 7300 PORTALEGRE
Fax (OCC): 245207521
Forma de Comercialização: A castanha pode apresentar-se sob a forma de fresca em embalagens de 1 kg, 2,5 kg, 5 kg e 10 kg e seca ou pilada, acondicionada em recipientes de 250 g, 500 g, 1 kg e 2 kg.
Legislação Aplicável: A área geográfica delimitada de produção consta do Despacho nº 53/94 de 20-01, o qual também reconheceu a Denominação de Origem. A - Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 28/94, de 03-02. A Denominação de Origem foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1107/96, de 12-06.
Número de Produtores: 258
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: AADP - Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre
Produção Anual (Toneladas): 460
Telefone (OCC): 245201296
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos de Marvão, Castelo de Vide e Portalegre.
Morada: Estrada Nacional 246 Parque de Leilões de Gado de Portalegre
Código Postal: 7300 PORTALEGRE
Tel: 254331064
Distrito: Portalegre
Concelho: Portalegre
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora