Borrego Serra da Estrela - DOP

Classificação que se restringe aos borregos da raça bordaleira serra da Estrela, abatidos até aos 30 dias de vida, com peso até 12 kg. Os animais desta raça, alimentados exclusivamente com leite materno, têm sido, desde há muito tempo, seleccionados para a produção de leite. A sua ligação ao afamado Queijo da Serra da Estrela é já muito antiga.
Estes borregos são também conhecidos por borregos de canastra, por serem tradicionalmente transportados para o mercado em canastras feitas de madeira.

Caracterização das Raças: A raça Bordaleira caracteriza-se pelos cornos enrolados para a frente e pelo peito bem desenvolvido nas fêmeas; os animais são de tamanho medeolíneo e de cor branca, o tronco é bem proporcionado e os membros são compridos e finos.
Endereço (OCC): Quinta da Tapada 3400 OLIVEIRA DO HOSPITAL
Fax (OCC): 238600727
Forma de Comercialização/Consumo: Apresenta-se em carcaças refrigeradas, pesando até 7 kg, com cauda totalmente esfolada, cabeça sem olhos, sem maxilar inferior e com o maxilar superior cortado pelo chanfro, membros sem os tarsos, sem pulmões e sem fígado, podendo as restantes vísceras acompanhar a carcaça desde que embaladas separadamente
Legislação Aplicável: A área geográfica de produção consta do Despacho nº 13/94, de 06-01, o qual também reconheceu a Denominação de Origem. A Associação Nacional dos Criadores de Ovinos da Serra da Estrela foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pelo Aviso do DR nº 21, de 26-01-94. A Denominação de Origem foi registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1107/96, de 12-06.
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Organismo de Controlo e Certificação: ANCOSE - Associação Nacional dos Criadores de Ovinos da Serra da Estrela
Produção Anual: 2800 toneladas (peso vivo).
Sabor: Carne macia, suave e saborosa.
Telefone (OCC): 238600720
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos de Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo e Seia e algumas freguesias dos concelhos de Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu.
Título: Os Borregos de Canastra
Morada: Rua Miguel Bombarda 20
Código Postal: 6360 349 CELORICO DA BEIRA
Tel: 271741321
Distrito: Guarda
Concelho: Celorico da Beira
Freguesia: São Pedro
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora