14º

de 11206
ver todos

VIP Grand Lisboa Hotel & Spa

14º

de 11206
ver todos

Numa zona central de Lisboa, em plena Avenida 5 de Outubro, é o primeiro hotel de cinco estrelas do grupo VIP a largar âncora em Lisboa. Inaugurado em Dezembro de 2007, está instalado no emblemático edifício que foi durante anos a sede da estação de televisão pública, a RTP. Uma unidade moderna e cosmopolita, com todas as comodidades que um hotel de luxo tem para oferecer.

Categoria: 5 estrelas
Localização: Centro Cidade/Vila
Nº de quartos: 295
Cadeia / grupo de hotéis:: VIP Hotels
Serviços / Equipamentos: Sauna, SPA, Banho turco
Morada: Avenida 5 de Outubro 197
Código Postal: 1050 054 LISBOA
Tel: 210435000
E-mail: hotelviplisboa@viphotels.com
Site: www.viphotels.com/pt/Hoteis/Vip-Grand-Lisboa/Sobre-Hotel.aspx
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia: Nossa Senhora de Fátima

Vip Grand Hotel Lisboa


Na era do minimalismo.


Catarina Sacramento

A antiga sede da RTP, na Avenida 5 de Outubro, é hoje o novo Vip Grand Hotel Lisboa. O estilo minimalista chegou para ficar e inspirou uma nova vaga de hotéis urbanos, apostados em fazer a diferença pela decoração moderna e arrojada. Design para executivos?

De televisão a hotel

Demorou pouco mais de um ano a realizar este passe de mágica: transformar o imponente edifício de 12 pisos que albergou durante 18 anos a RTP num hotel de cinco estrelas, moderno e urbano. Aconteceu há alguns meses, no final de Dezembro, com a inauguração do Vip Grand Hotel Lisboa.
É curioso constatar, porém, que apesar da diferença radical no aspecto e decoração actuais, o esqueleto do edifício não sofreu grandes alterações. O que hoje são os quartos, por exemplo, foram outrora os gabinetes dos diversos departamentos da televisão do Estado. E também não é por acaso que um dos restaurantes se chama Cenário e as salas de reunião “regies”. Afinal, mesmo que o corpo não o denuncie, a alma da RTP continua viva neste espaço.

A dupla A.C. Arquitectos, de João Tiago e Nuno Cabral, assinou o projecto e criou a decoração “moderna e arrojada” – nas palavras do director-geral, Rui Repolho – que caracteriza o hotel. Localizado numa zona central da cidade, mas com grande concentração de escritórios, o hotel tem uma forte vocação empresarial: as oito salas de reuniões e conferências foram concebidas para acolher esse género de eventos.

Espaço amplo, espírito zen

A hotelaria está, sem dúvida, a mudar. O típico hall de hotel atafulhado de poltronas e tapeçarias floridas, pesadas cortinas e abat-jours ao gosto das nossas tias avós, é uma imagem que já pertence ao passado.
O design moderno caminha no sentido diametralmente oposto, o do máximo despojamento: menos mobiliário, cores reduzidas ao branco e preto. E o Vip Grande Hotel segue precisamente esta linha: aposta em espaços amplos e desafogados, linhas direitas, ainda que com alguns pormenores mais arrojados, para criar aquilo que Rui Repolho descreve como “um conceito zen”.

Basta transpor a porta da rua e todo o piso de entrada é um claro exemplo disto, desde os materiais utilizados – os mármores brancos assumem um lugar primordial – à importância da luz natural e dos contrastes monocromáticos, com pequenos apontamentos de cor-de-laranja a servir de contraponto (a cortina da recepção, os azulejos do bar, a parede de vidro do restaurante Cenário).

2008-04-30
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora