O resort está situado num parque de 11 hectares, a 30 minutos do Aeroporto Internacional de Faro, no coração da região de Algarve. Este resort de 5 estrelas de luxo, com vista para o oceano Atlântico, serve culinária light e sofisticada, para que você se sinta bem durante a sua hospedagem. Além de seu centro de talassoterapia, oferece acesso directo à praia das Gaivotas e várias práticas desportivas estão disponíveis nas proximidades, como ténis, golfe, passeio a cavalo, piscina e actividades aquáticas.
Acessos: A 18 km de Portimão: IC4, N125.Mar, sol e bem-estar, é assim que se define o Vilalara. Aliás, a imagem do hotel é também a do centro de talassoterapia que aqui funciona, o primeiro de Portugal e que nada deve aos melhores centros europeus. Mas dele falaremos a seguir.
Com ligação directa à Praia das Gaivotas, ou como os mais antigos ainda lhe chamam Praia da Cova Redonda, não há por que temer as enchentes de Verão tão características do Algarve, nem o vento quando sopra mais forte, até porque esta praia está bem resguardada pelas falésias.
Piscinas também existem. Umas maiores, outras mais pequenas, abrigadas ou mais expostas, panorâmicas ou sem vista, de água do mar ou doce, à temperatura natural ou aquecida, não é difícil a escolha, porque se podem experimentar todas.
Quando o tempo esfria, existe a alternativa da piscina junto ao centro de talassoterapia, aquecida a 28ºC durante todo o ano. É ao ar livre com a cascata artificial como cenário, embalados pelo som da água que escorre.
De Verão, praia e piscinas recebem ainda o acompanhamento de dois bares que abrem exclusivamente nesta altura do ano. Outros dois mantém-se fiéis nos restantes meses. E têm razões para tal.
As junior suites
A arquitectura baixa de linhas curvas e cores suaves, parece ter sido modestamente inspirada em Gaudí. Os quartos são espaçosos, (aliás, tão espaçosos que até lhe chamam junior suites) e estão decorados com as cores verdes e azul a lembrar que o mar está ali perto. As camas bem largas, levam à vontade três pessoas. Um pequeno exagero para um sítio tão calmo e romântico como este.
As casas de banho, simples e originais, estão revestidas a pequenos ladrilhos de tons claros e suaves que dão a ideia de estarmos no interior de uma piscina gigante. A cabine de duche leva mais do que uma pessoa, duas na certa e com alguma probabilidade novamente os três. Até um pequeno banco tem lá dentro.
Toma-se um banho relaxante enquanto se ouve o que conta a televisão. O som chega através de uma coluna instalada no local, ideal para quem não quer perder um minuto sequer do seu tempo. De resto, a suite está toda equipada como convém a um cinco estrelas.
Mas há um ponto que não pode passar em branco: o terraço privativo com um pequeno jardim e com vista para a piscina ou para o mar. Daqui só não se ouve o silêncio porque felizmente existe Natureza.