de 46
ver todos

Restaurante Olivença

de 46
ver todos
Acessos para deficientes: Sim
Ambiente e decoração: Decoração simples, com apontamentos do Alentejo, mas ambiente acolhedor.

Ponte de Sor recebe um dos mais reconhecidos restaurantes do Alto Alentejo: O Olivença. Situado na rua com o mesmo nome, é uma casa acolhedora e com decoração simples, mas que oferece uma grande variedade de especialidades regionais. Só nas migas, poderá optar entre as de espargos, as de couve-flor, as de coentros ou as de poejos, mas também se recomendam as entradas (destaque para os cogumelos gratinados), os secretos de porco preto, o bacalhau melhorado e claro, a doçaria alentejana.

Bar/Sala de espera: Bar e Sala de Espera
Dia(s) de Encerramento: Terças (Jantares), Quartas
Especialidades: Entradas: Ovos Mexidos com Espargos, Cogumelos Recheados à Alentejana, Pimentos de Vinagrete, Peixinhos da Horta, Pezinhos de Coentrada; Peixe: Açorda Alentejana com Bacalhau, Polvo e Bacalhau à Lagareiro, Arroz de Feijão com Pataniscas de Bacalhau, Arroz de Marisco, Cataplana de Marisco, Feijoada de Gambas, Bacalhau Melhorado; Carne: Ensopado de Borrego, Migas de Miolos à Alentejana, Secretos e Plumas de Porco Preto com Migas de Espargos ou Couve-Flor; Sobremesas: Salada de Fruta, Sopa Dourada, Fidalgo, Dom Duarte, Sericaia, Encharcada, Tecolameco;
Estacionamento: Não
Lotação: 74
Necessidade de reserva: Aconselhável
Observações: Estacionamento fácil a 30 metros;
Preço Médio: 15.00
Recomendado para grupos: Sim
Tipo de Restaurante: Alentejana
Horário de Funcionamento: Almoço: das 12:00 às 15:00 Jantar: das 19:00 às 23:00
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade fácil
Área para fumadores: Não Fumadores
Morada: Praça da Olivença 10 - A
Código Postal: 7400 232 PONTE DE SOR
Tel: 242206201
Site: www.facebook.com/restaurante.olivenca
Distrito: Portalegre
Concelho: Ponte de Sor
Freguesia: Ponte de Sor

Restaurante Olivença – Ponte de Sor


Alentejano dos quatro costados


Nelson Jerónimo Rodrigues

O nome Olivença faz lembrar disputas ancestrais, mas esta é uma casa bem portuguesa onde manda a gastronomia típica do Alentejo. Aqui, serve-se o melhor da região com uma cozinha à moda antiga, alguns pozinhos de criatividade e… migas para todos os gostos.

Bem diz o ditado que quem vê caras não vê corações. Para lá da fachada discreta do Olivença, situado na rua com o mesmo nome, esconde-se um pequeno tesouro que se vai revelando aos poucos. À porta já há fila, ou não fosse este um dos restaurantes mais recomendados de Ponte de Sor e mesmo da região.

No interior, a apresentação também é simples e as paredes em azulejo dominam a sala, mas vários apontamentos de decoração, como o quadro com paisagens locais ou os pratos de olaria típica, começam subtilmente a revelar a principal fonte de inspiração da casa: o Alentejo.

São os seus sabores e tradições que enriquecem o extenso e variado menu proposto pelo espaço, sempre com aquele atendimento familiar e atencioso tão próprio destas paragens. Venha de lá então o melhor do Olivença!

Só migas há mais de 10 variedades…

Com tanto por onde escolher o mais difícil é tomar uma decisão, por isso vá pedindo sugestões ao dono, o Sr. Joaquim Teles Godinho (à frente da casa há quase 15 anos), sempre pronto para explicar os paladares de cada prato e a proveniência dos seus produtos. E muitos vêm directamente do campo, da horta ou do mercado municipal ali mesmo ao lado.

É o que acontece com os espargos bravos (acompanhados com os ovos mexidos) e com os cogumelos gratinados que abriram as “hostilidades” à mesa, juntamente com uma cacholeira (fumeiro), uma farinheira assada e uma salada de cogumelos com camarão e pimentos.

Depois das entradas, segue-se a sopa de cação, especialidade típica de Ponte de Sor, logo seguida das obrigatórias migas caseiras, que já ganharam fama na cidade e não só.

2010-12-20
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora