de 78
ver todos

Restaurante Casa Silva

de 78
ver todos
Acessos: Estrada que liga Amarante a Vila Real, no desvio para Régua.

Restaurante que ocupa o espaço de uma antiga adega na estrada que liga Vila Real a Amarante. Faça uma paragem e aproveite para saborear um dos pratos típicos da região.

Dia(s) de Encerramento: Não encerra
Especialidades: Peixe: Bacalhau assado na brasa; Bacalhau à camponesa - na brasa, lascado ou cozido e Pataniscas de bacalhau, petingas e os carapauzinhos. Carne: Arroz de cabidela; Vitela assada; Cabrito assado em forno de lenha com grelos cozidos; Arroz de forno e Cozido. Doces:Bolo de Chila com amêndoa, Compota de figo com queijo da Serra.
Estacionamento: Sim
Preço Médio: 18.00
Tipo de Restaurante: Portuguesa
Área para fumadores: Não Fumadores
Morada: Rua do Larim 177 Gondar
Código Postal: 4600 642 GONDAR AMT
Tel: 255441484
Distrito: Porto
Concelho: Amarante
Freguesia: Gondar

Casa Silva - Amarante


Pelos caminhos do Marão, uma paragem a assinalar.


Mafalda César Machado

Gondar é uma povoação localizada na EN 15, a estrada agora velha, que vai de Amarante para o Marão. Junto ao cruzamento para a Régua, numa curva sobre a direita, fica a Casa Silva.

Dá-se pela sua existência, se não for tempo de chuva, pelas cadeiras, que, numa situação de alto risco improvisam uma esplanada, junto à porta do que parece ser um simples café.

Aqui funciona efectivamente um café durante todo o dia, ponto de encontro dos locais que seguem a tradição da que foi conhecida pela Tasca do Silva, há mais de duas décadas. E que mantém os costumes do ambiente genuíno de tasca.

Uma visita ao local ao final da tarde, na época de caça, revela um ambiente curioso, quase cinematográfico. Nas mesas de madeira em bancos corridos joga-se às cartas na companhia de um copo de vinho da pipa. É um ambiente maioritariamente masculino, onde as fundamentalistas restrições ao fumo não entram.

Com o passar dos anos e a fixação da clientela, obras de melhoria transformaram o restaurante contíguo ao café num espaço simpático, onde apetece ficar. À luz do dia a vantagem é maior.

Em todo o seu comprimento a sala de jantar é uma janela rasgada sobre bela paisagem de verde, ainda despoluído da desorganização urbanística desta região, o que do exterior não é nada que se espere encontrar, onde chamam a atenção os telhados de uma casa branca, com trabalho de ferro da época. É conhecida pela casa do brasileiro. Legado comum pelo Norte do País, dos seus emigrantes regressados com mais fortuna de terras de continente longínquo.

Entre o verde ainda se distingue um tanque de pedra antigo e o repousante som da água a correr, som esse que pertence ao rio Ovelha, que por aqui corre.

Simplicidade da cozinha popular

Descrito o enquadramento do objectivo Casa Silva, passemos à mesa. A uma das melhores, junto à janela, já agora. E se for possível num horário que permita apreciar a envolvente do local.

Não é grande a sala, dimensão que reverte a favor do seu aspecto acolhedor. Adjectivo que se pode estender a quem aqui serve, assim como à sua proprietária, atenta ao que se passa na sala e na cozinha. De onde saem os pratos que fizeram o nome da casa. Serão poucos, mas são bons.

Para começar, fica bem uma sopa, de respeito, a variar consoante os dias. Os legumes desta terra de clima chuvoso ajudam. A vitela assada no forno aparece diariamente, esgotando às vezes, se a hora for mais adiantada. Vem a calhar o reparo do horário, quanto mais cedo chegar, melhor será a mesa e a diversidade da escolha.

2006-10-31
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora