10º

de 142
ver todos

Restaurante BL Lounge

10º

de 142
ver todos
Ambiente e decoração: Espaço amplo, com uma decoração moderna, onde a música ambiente não abafa as conversas.

O espaço amplo, a justificar a designação de lounge, tem uma decoração contemporânea. Sítio bom para comer petiscos, tem uma garrafeira bem recheada com mais de duas centenas de vinhos de proveniências muito distintas. A cozinha, cuidada, não nega as origens alentejanas, mas não se limita à gastronomia regional. As receitas tradicionais foram recriadas, com um toque contemporâneo, convivendo com pratos de inspirações mais distantes.

Dia(s) de Encerramento: Domingos, Feriados
Especialidades: Polvo à lagareiro, Risotto de vieiras, Risotto de espargos com gambas fritas, Bife de atum grelhado com flor de sal e pimenta, Migas de tomate com lombinhos grelhados
Horário de Encerramento: 22:00
Necessidade de reserva: Aconselhável
Preço Médio: 25.00
Recomendado para grupos: Sim
Tipo de Restaurante: Regional
Horário de Funcionamento: Das 12:30 às 15:00 e das 19:30 às 22:00
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade fácil
Área para fumadores: Zona Fumadores + Zona Não Fumadores
Morada: Rua das Alcaçarias 1
Código Postal: 7000 587 ÉVORA
Tel: 266771323
E-mail: blounge@iol.pt
Site: www.facebook.com/pages/BL-Lounge/131723756870428
Distrito: Évora
Concelho: Évora
Freguesia: São Mamede

Restaurante BL Lounge - Évora


Novas fronteiras


Alda Rocha

As origens alentejanas estão presentes mas a oferta não se limita à cozinha regional. Num espaço cuidado, há diversos motivos de visita, como a vasta garrafeira, mesmo a pedir petisco a combinar.

Na fachada multiplicam-se azulejos de padrões muito diversos, numa mistura improvável, que intriga quem passa. É grande o contraste em relação à brancura dominante do casario de Évora, ainda que o sol ao longo de quase 100 anos tenha atenuado muito as cores originais. António Bravo, o atual proprietário, diz que quiseram ter todo o mostruário exposto logo na frontaria, a atrair clientela.

A afirmação ainda que em tom de brincadeira não é destituída de fundamento. Onde agora funciona o BL Lounge, houve uma fábrica de cerâmica que remonta aos anos 20 do século passado. Neste interregno o espaço foi conhecendo ocupações diversas, sem que no exterior nada se alterasse. A confusão de padrões resulta numa tela harmoniosa que dá um cunho singular à construção, levando a que a fachada seja classificada.

Lá dentro, o espaço amplo ganha ainda mais dimensão devido ao pé direito alto, com o teto forrado de madeira a revelar a forma do telhado. Estamos num ambiente moderno, onde os grandes tubos metálicos da exaustão dão um curioso cunho industrial.

Casa de família

BL são as iniciais do apelido da família e de Lúcia, a mulher de António, que lidera a cozinha. Muitos são os que os conhecem na cidade, pelos 15 anos em que estiveram à frente do restaurante Lis, mas o BL Lounge está longe de ser um sítio de assinatura regional.

Entre as especialidades, encontramos bife de atum grelhado com flor de sal e pimenta, bem como risotto de vieiras ou risotto de espargos com gambas fritas, ou bife tártaro. Não significa, porém, que quem procure pratos típicos fique defraudado.

Há diversas opções entre migas de tomate com lombinhos grelhados, açorda alentejana com bacalhau e ovo, ou cação com creme de coentros e pão frito. Certo é que, seja qual for a escolha, haverá sempre algum toque diferenciador da cozinheira, em relação à versão tradicional da receita.

2012-10-31
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora