Tasca simples, na pitoresca localidade de Valado dos Frades, bem conhecida pela qualidade dos produtos aqui servidos, que espelham a riqueza da terra, em plena zona oeste. Serve essencialmente à base de grelhados.
Dia(s) de Encerramento: SegundasA zona do Valado dos Frades é uma terra rica, conhecida, como aliás o seu nome indica, pela primitiva utilização que os frades, perceba-se os da Ordem de Cister do Mosteiro próximo, lhes davam como cultivo.
Assim, desta terra fértil de regadio são bem conhecidos os legumes pela frescura e qualidade do seu sabor genuíno. E não só. Os enchidos são também imagem de marca do Valado. A contribuição da terra prolonga-se pela qualidade do pasto, na carne tenra que, bem tratada na grelha, constitui uma atracção na restauração desta terra.
É uma terra pequena, marcada pela graça da sua antiga estação de caminho de ferro, onde passam os comboios da velhinha linha do Oeste, a poucos quilómetros de Alcobaça e com a marca verde do pinhal de Leiria por perto. Numa das suas ruas, paralela à linha, em plena zona residencial, descobre-se o indicativo desta pequena casa, a Tasquinha do Vitinho.
Tasca com nome próprio
Vitinho é, para quem não saiba, o diminutivo do seu dono que com a família, alguma ajuda e um feitio enérgico, também já famoso, comanda esta casa. Casa pequena, com as características do seu título de tasca, bancos corridos de madeira, pequena cozinha com a grelha à vista e o inevitável balcão. Pelas paredes proliferam os símbolos de predilecção futebolística do seu dono.
Vem aqui muita gente dos mais variados sítios, pois é daqueles restaurantes que, não figurando nos guias, passa de boca em boca pela qualidade do que serve, com graça. Não há muito por onde escolher pois o motivo da visita anda à volta da qualidade e da arte com que é grelhada a carne que aqui se serve.
Boas batatas, lá está, vindas da terra e uma salada de tomate fora do vulgar. Os vinhos situam-se dentro da normalidade deste género de casa.
A Tasquinha do Vitinho, casa à moda antiga, que merece uma visita não pela variedade, mas pela qualidade do que serve, com distinção.