Morgadio da Calçada

Unidade de enoturismo aberta ao público em 2012, está situada em plena região vinhateira do Douro. Mandada construir no final do século XVII, a Casa da Calçada é um dos mais antigos solares de Provezende. Trata-se de um vasto edifício com grandes salões em "enfilade", exemplo de uma tradição palaciana, mantendo os tetos e cores originais do seu interior e mobiliário de época, onde ainda se desfruta o ambiente das grandes casas vinhateiras da Região do Douro, nomeadamente na sala de jantar iluminada a velas.
A casa disponibiliza aos visitantes oito quartos, situados nas antigas cavalariças e armazéns agrícolas, recuperados com métodos tradicionais mas numa linguagem contemporânea. Os aposentos, equipados com todos os confortos e comodidades, mantêm o charme das antigas construções rurais. Estão distribuídos por diversos pátios que garantem a privacidade e que são de uso exclusivo dos hóspedes. Existe ainda à disposição uma sala de estar recuperada da antiga cozinha dos trabalhadores da quinta, com fogão de sala e mantas para o inverno e completamente aberta para os pátios no verão, por cujas portas e janelas quase penetram as vinhas com que são feitos os vinhos Morgadio da Calçada. No exterior, grandes árvores abrigam um banco ou cadeiras que convidam à leitura, acompanhada por um vinho, um refresco ou um chá. E na piscina, construída dentro das ruínas de um dos antigos armazéns da quinta, os visitantes encontrarão num espaço surpreendente o abrigo para os longos e quentes dias de verão. No capítulo dos sabores, as refeições são confecionadas com os produtos da horta da quinta, com os vinagres de vinho do porto, com o azeite da região, todos juntos proporcionarão uma viagem pela extraordinária gastronomia do Douro e por antigas receitas das cozinheiras que passaram pela Casa da Calçada.

Localização: Beira-rio
Nº de quartos: 8
Categoria: Turismo de Habitação
Serviços / Equipamentos: Ar condicionado em áreas comuns, Ar condicionado nos quartos, Jardim, Piscina exterior, Refeições, Sala de estar comum
Morada: Largo da Calçada
Código Postal: 5060 261 PROVESENDE
Tel: 254732218
E-mail: mvb@morgadiodacalcada.com
Site: www.morgadiodacalcada.com
Distrito: Vila Real
Concelho: Sabrosa
Freguesia: Provesende
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora