de 142
ver todos

Ecorkhotel Évora

de 142
ver todos

Ecork Hotel Évora ergue-se no meio de uma paisagem tipicamente alentejana, entre sobreiros, azinheiras e oliveiras centenárias. O edifício principal do hotel é forrado a cortiça, sobressaindo quer os benefícios energéticos, quer o lado estético. Oferece 56 suites luxuosas e totalmente equipadas, com detalhes como menu de almofadas, roupão e chinelos. Uma ampla piscina exterior aberta à paisagem convida a desfrutar deste refúgio que associa a cortiça, design e bem-estar. É o primeiro hotel ecológico certificado em Portugal.

Categoria: 4 estrelas
Localização: Campo
Nº de quartos: 56
Morada: Quinta da Deserta e Malina
Código Postal: 7000 804 ÉVORA
Tel: 266738501
E-mail: info@ecorkhotel.com
Site: www.ecorkhotel.com/
Distrito: Évora
Concelho: Évora
Freguesia: Évora (Sé e São Pedro)

Ecorkhotel – Évora


O sossego alentejano


Andreia Fernandes Silva

Tem a fachada em cortiça mas é na localização dos quartos que encontramos a singularidade de um hotel ecológico, a pouca distância da cidade património da Humanidade, Évora.

É nesta época, em que o cheiro a ervas começa a dar o ar da sua graça, que vale mesmo a pena uma escapadela ao Alentejo. Como o calor ainda não torna tudo quase impossível, podem-se percorrer os atrativos da cidade património e arredores sem desculpas.

Por agora, esqueçamos as sericaias, encharcadas e pão de rala, as migas, açordas ou sopas de cação e tomate, elementos que justificam uma ida escapadela para aqueles lados. Opte por relaxar e, quem sabe, até tratar do corpo num conceito de hotel que é em simultâneo um convite ao dolce far niente, mas também permite exercitar o físico, numa das bicicletas ali disponíveis.

E o inesperado começa logo no check in. No Ecorkhotel não conte com o elevador para o levar até ao quarto. Terá mesmo de pegar nas malas e dirigir-se a uma das 56 suites independentes localizadas fora do edifício principal. Aproveite a caminhada para respirar os ares alentejanos, antes de entrar nos espaçosos aposentos com 70 metros quadrados, alguns com kitchenette e máquina de café, todos com televisão, minibar, água e snacks, roupão, chinelos, guarda-chuva e até um menu de almofadas.

O terreno de 38 mil metros quadrados assegura a tranquilidade de um hotel de quatro estrelas que tem a vantagem de ter paisagem rural, mesmo quando se situa a menos de 5 km do centro de Évora e está a pouco mais de uma hora de viagem de Lisboa.

Bairro caiado de branco

O aglomerado de quartos situa-se a curta distância do edifício principal e aparece-nos como uma espécie de bairro de casinhas brancas com pátio privativo. Mesmo de fora já conseguimos vislumbrar o que por ali pode encontrar: sossego.

Os aposentos são espaçosos com sala de estar e casa de banho, e até podemos aproveitar para estender a espreguiçadeira ao ar livre. E a espreitar, no meio dos módulos e edifício principal, encontrará com facilidade árvores centenárias e novas plantações de sobreiros, azinheiras e oliveiras.

A cortiça é o elemento presente em vários pormenores do hotel, aberto em maio de 2013. O mais evidente é no revestimento do edifício principal, sendo o primeiro hotel a optar por este produto 100% natural, mas também o encontramos em alguns objetos decorativos. O uso de cortiça no exterior permite uma eficiência energética superior pois é um isolante térmico e acústico.

As preocupações ecológicas estendem-se ao aquecimento e ao uso de painéis solares, os materiais de construção são da região e as mesinhas do bar, na parte do corredor são pedaços de árvores.

A piscina exterior no cimo do edifício principal tem vista para a paisagem alentejana e para os quartos, a interior situa-se na zona de spa onde pode experimentar uma das cinco salas de tratamentos com propostas adequadas a várias necessidades (massagem geotermal, com velas ou a de mel). Ainda aqui poderá experimentar o circuito de sauna e banho turco. O ginásio equipado com bicicletas, tapetes e máquinas diversas tem vista para o exterior e permite sessões individuais ou em grupo.

Também as refeições servidas no restaurante Cardo têm direito a paisagem privilegiada para o montado alentejano. É ali que começa o dia com um pequeno-almoço que pode incluir sumo de laranja natural, bolos, torradas, variedades de pão, mas também panquecas, ovos mexidos ou fruta. Nas outras refeições sobressaem os sabores mediterrânicos, com alguns apontamentos de sabores nacionais e odores alentejanos.

2014-03-12
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora