de 1
ver todos

Casa Monte Pedral

de 1
ver todos

Em pleno Alentejo, com localização privilegiada no coração da Vila de Cuba, a Casa de Monte Pedral é uma das mais antigas mansões desta vila, com uma arquitectura muito proporia, mantendo alguns dos aspectos tradicionais da região (abobadas e interiores com acabamentos em estuque e o forno tradicional). Foi adaptada pelos actuais proprietários e conta hoje com um restaurante e uma adega tradicional. O restaurante com abobadas de tijolo à vista montadas em pilares, e paredes revestidas a cobre é requintado e garante originalidade. O vinho da talha e a gastronomia tradicional são as apostas da adega da Casa Monte Pedral. Os vinhos da região são os ideias para acompanhar queijos e petiscos tradicionais. Na ementa, pode contar com pratos à base de caça, carnes grelhadas ou assadas, e as famosas açordas (sopas de pão).

Dia(s) de Encerramento: Terças
Especialidades: Entradas: Ovos com espargos e cogumelos; Ovos de codorniz; Cogumelos assados.Peixe: Sopa de tomate e cherne; Feijão com peixe frito; Achigã; Açorda de alho.Carne: Arroz de perdiz; Feijoada de lebre; Assado de porco preto; Sopa de toucinho; Ensopado de borrego; Secretos de porco preto.Sobremesas: Tarte de figo; Bolo de mel; Bolo podre; Folhadinhos de castro.
Horário de Encerramento: 00:00
Observações: Restaurante certificado pelo Turismo do Alentejo.
Preço Médio: 18.00
Tipo de Restaurante: Regional
Horário de Funcionamento: Das 10:00 às 24:00.
Área para fumadores: Zona Fumadores + Zona Não Fumadores
Morada: Rua Fonte dos Leões
Código Postal: 7940 014 CUBA
Tel: 936520036
E-mail: casamontepedral@gmail.com
Site: www.facebook.com/casamontepedral
Distrito: Beja
Concelho: Cuba
Freguesia: Cuba

Adega Casa de Monte Pedral – Cuba


Alentejo com sabor a vinho da talha e enchidos


Andreia Melo

Cozinhar em tachos, petiscos servidos em travessas de barro e beber vinho directamente da talha. A Adega da Casa de Monte Pedral tem espírito de taberna sim senhor, mas é chique a valer.

A casa da família Soudo sempre esteve cheia. À mesa sempre houve o vinho da talha e os petiscos caseiros. Era só uma questão de tempo até alguém no clã família se lembrar de abrir um restaurante informal junto à residência. E eis que nasce a Casa de Monte Pedral. Com três espaços e ambientes distintos – a adega tradicional, o restaurante sofisticado e o jardim paradisíaco - o espaço enche-lhe as medidas (sejam elas as que forem) e tira-lhe a barriga de misérias.

Sem cerimónias

Na adega, a decoração é típica. O ambiente lembra as antigas tabernas, com as talhas de barro em fila e as mesas de madeira pesada e escura a emprestar ao espaço um certo ar secular. Nas paredes há utensílios agrícolas e artigos campestres a recordar que está no coração do Alentejo.

Quando se senta, o repasto começa. O pão, alentejano e caseiro, chega num cesto. Com ele chegam os queijos, os enchidos e os miúdos. Pode petiscar antes de pedir as entradas. Os ovos com espargos e cogumelos são obrigatórios. Mas os ovos de codorniz e o presunto de porco preto também seduzem o paladar.

2010-01-04
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora