Em pleno Alentejo, com localização privilegiada no coração da Vila de Cuba, a Casa de Monte Pedral é uma das mais antigas mansões desta vila, com uma arquitectura muito proporia, mantendo alguns dos aspectos tradicionais da região (abobadas e interiores com acabamentos em estuque e o forno tradicional). Foi adaptada pelos actuais proprietários e conta hoje com um restaurante e uma adega tradicional. O restaurante com abobadas de tijolo à vista montadas em pilares, e paredes revestidas a cobre é requintado e garante originalidade. O vinho da talha e a gastronomia tradicional são as apostas da adega da Casa Monte Pedral. Os vinhos da região são os ideias para acompanhar queijos e petiscos tradicionais. Na ementa, pode contar com pratos à base de caça, carnes grelhadas ou assadas, e as famosas açordas (sopas de pão).
Dia(s) de Encerramento: TerçasCozinhar em tachos, petiscos servidos em travessas de barro e beber vinho directamente da talha. A Adega da Casa de Monte Pedral tem espírito de taberna sim senhor, mas é chique a valer.
A casa da família Soudo sempre esteve cheia. À mesa sempre houve o vinho da talha e os petiscos caseiros. Era só uma questão de tempo até alguém no clã família se lembrar de abrir um restaurante informal junto à residência. E eis que nasce a Casa de Monte Pedral. Com três espaços e ambientes distintos – a adega tradicional, o restaurante sofisticado e o jardim paradisíaco - o espaço enche-lhe as medidas (sejam elas as que forem) e tira-lhe a barriga de misérias.
Sem cerimónias
Na adega, a decoração é típica. O ambiente lembra as antigas tabernas, com as talhas de barro em fila e as mesas de madeira pesada e escura a emprestar ao espaço um certo ar secular. Nas paredes há utensílios agrícolas e artigos campestres a recordar que está no coração do Alentejo.
Quando se senta, o repasto começa. O pão, alentejano e caseiro, chega num cesto. Com ele chegam os queijos, os enchidos e os miúdos. Pode petiscar antes de pedir as entradas. Os ovos com espargos e cogumelos são obrigatórios. Mas os ovos de codorniz e o presunto de porco preto também seduzem o paladar.