TurAventur - Aventura e Turismo

Alojamento associado: Monte do Serrado de Baixo
Período de Funcionamento: Todos o ano
Observações: Outro contacto: 966 758 940. Associado da APECATE - Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos. Empresa licenciada pelo Turismo de Portugal.
Serviços disponíveis: Turismo Activo, Eventos Empresariais, Turismo Rural.
Modalidades: Actividades com Cordas, Bicicleta, BTT, Canoagem, Escalada, Jogos Tradicionais, Orientação, Passeios Pedestres, Todo-o-Terreno

Empresa fundada em 1990 que organiza passeios, expedições, actividades de team building e incentivos outdoor. Embora o Alentejo seja a região preferencial para realização destes eventos, a Turaventur também realiza actividades no resto do país.

Morada: Quinta do Serrado Senhor dos Afiltos
Código Postal: 7000 173 ÉVORA
Tel: 266743134
E-mail: turaventur@turaventur.com
Site: www.turaventur.com
Distrito: Évora
Concelho: Évora
Freguesia: Malagueira

Rota do Megalítico com a TurAventur


Há muitos milhares de anos...


Paula Oliveira Silva

Viajar tem sempre uma componente de aprendizagem. Foi com esse espírito que rumámos até ao sul de Portugal. O turismo megalítico, uma fatia importante do vestígios da presença humana, tem encontro marcado nos arredores de Évora.

Na companhia da TurAventur, uma empresa de animação turística com muitos anos disto (foi fundada em 1990), partimos em jipes se bem que também se faça este passeio em bicicletas todo-o-terreno. É meio-dia de passeio, que também há o de dia inteiro, a absorver História. A ajuda de um guia é fundamental para impedir que corramos o risco de adicionar quilómetros escusados à rota. 

Numa zona de montado encontramos a Anta do Zambujeiro, considerada um dos maiores monumentos megalíticos da Europa. Envolve esta paisagem azinheiras e sobreiros e claro, manadas e rebanhos que se denunciam pelo som dolente dos chocalhos. Junto aos pequenos cursos de água é o verde que mais alto fala com os amieiros e freixos a tomarem conta das sombras. Para os caçadores ainda há lebre e outros tipos de animais que bem te podem passar fugidos pela frente do carro.

Este monumento funerário com 7 metros de altura, encostado a uma colina, é composto pelo chapéu que na altura da escavação se encontrava no sítio mas actualmente está partido, junto ao local.
Se imaginarmos mais um conjunto de esteios laterais e uma zona de acesso, o corredor, com 12 metros de comprimento e muito estreito, temos o monumento. Números que atestam o esforço colectivo e capacidade técnica das comunidades agropastoris do Neolítico. Damos uma ajuda... há 5 mil anos.

A escavação efectuada a este Monumento Nacional forneceu um importante espólio constituído por objectos de uso ritual e de adorno que, como se calcula, não se encontra aqui mas sim no Museu de Évora. 

Sem conhecermos muito alcatrão, afinal para isso é que servem os jipes, já estamos na procura do Menir dos Almendres, Imóvel de Interesse Público. No meio de um montado de sobro, solitário, ergue-se um bloco de pedra alongado de dimensões avantajadas. Desafia o passar dos anos, e já são muitos, cerca de 6 mil.

São 3 metros e meio de pedra à vista, mas cravado na terra estará mais metro e meio. Uma só pessoa não o consegue abraçar. Que o digam os homens e mulheres que aqui chegam e o tentam fazer.

É grande e pesado. Estima-se 10 toneladas, uma valente dor de costas mesmo para o Obélix. A associação do culto da fertilidade parece por demais evidente. Mas para que dúvidas não existam, há que espreitar a fotografia... Não raras vezes estes monumentos são trabalhados pelo Homem. Cartas escritas na pedra que ainda não conseguimos desvendar. 

2004-08-03
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora