Situada no centro histórico de Tomar, junto ao Parque do Mouchão e ao rio Nabão, a Tasquinha da Mitas abriu em 2009 como casa de petiscos, tornando-se mais tarde um restaurante com pratos mais elaborados, embora despretensiosos. À frente da cozinha está o angolano Esnesto Kasanga, responsável por uma carta diversificada que junta a gastronomia portuguesa à africana.
Bacalhau na broa, peixe na telha, galinha de cabidela, muamba e calulu de peixe são algumas das especialidades da casa. Afamadas são também as entradas , como a farinheira com ovos, o pica-pau ou as moelas. Entre as sobremesas não deixe de experimentar o bolo de bolacha caseiro, a tarte de brigadeiros ou a serradura de Oreos. Estas têm a assinatura do dona da casa, Carminda Santos (também conhecida por D. Mitas) e de Margarida Carvalho.
A carta de vinhos, com cerca de 35 referências, privilegia os néctares nacionais, com destaque para os produzidos na região de Tomar e arredores.
O restaurante privilegia uma decoração tradicional, saltando a vista um painel fotográfico de uma antiga adega. Na outra parede mostra-se também uma fotografia do século XIX com a ponte velha e um rebanho de ovelhas no local onde está hoje a Tasquinha da Mitas. Artefatos agrícolas, peças de olaria e outros objetos castiços ajudam a compor o ambiente.