24º

de 199
ver todos

Restaurante Toupeirinho

24º

de 199
ver todos

Casa de pequenas dimensões, serve a boa cozinha tradicional portuguesa, com destaque para os peixes. As iscas de bacalhau e os filetes de peixe galo são duas das especialidades mais requisitadas.

Observações: CLASSIFICAÇÃO SERVIÇO VINHO A COPO VINIPORTUGAL (1-5): 4,0
Preço Médio: 30.00
Tipo de Restaurante: Portuguesa
Morada: Rua do Godinho 27
Código Postal: 4450 148 MATOSINHOS
Tel: 229387016
E-mail: restaurante@toupeirinho.pt
Site: toupeirinho.pt
Distrito: Porto
Concelho: Matosinhos
Freguesia: Matosinhos

O Toupeirinho - Matosinhos


Digno representante da cozinha matosinhense.


Mafalda César Machado

O Toupeirinho como o diminutivo facilmente esclarece, é uma casa, ou melhor, um restaurante, onde a dimensão do espaço é reduzida. Em versão mais pragmática, quer isto significar que são poucos os lugares disponíveis. Poucos e normalmente ocupados, sendo assim previdente fazer uma reserva. Reserva essa que não deverá exceder o número de quatro pessoas, a situação máxima ideal para esta casa.

Não se dá logo por ele na zona de grande concentração de restaurantes de Matosinhos, no final da rua do Godinho, na esquina com o caminho, agora arranjado, que leva ao monumento ao Senhor do Padrão.

O estacionamento, como vem a ser costume por todo o lado, não é óbvio, mas não faltam parques de estacionamento próximos para evitar andar às voltas à procura de um lugar, pois aqui não se pode quebrar as regras pelo risco acrescido da multa resultante.

Ao abrir a porta o que se encontra é então uma pequena casa, com ar muito confortável, paredes de pedra forradas de várias criticas emolduradas que o restaurante obteve ao longo da sua vida e uma espécie de pequeno expositor/garrafeira onde saltam à vista vinhos de escalão superior.

Em frente, o balcão conseguido, em mármore e inox, que serve de apoio ao serviço do qual fica já dito que é rápido e eficaz. Por cima estão pendurados em estado de lavagem impecável os copos adequados à garrafeira da casa.

Cozinha matosinhense de qualidade

O dono, personagem sempre presente a controlar as reservas e a receber os seus clientes sabe bem como manter uma casa neste registo. Que é um registo de qualidade.

Assim, pode começar por sugerir aquilo que do dia, em termos de peixe, principalmente, tem de melhor para oferecer, ou então, se preferir, também pode estudar a ementa.

Mas, na sugestão há sempre um valor acrescentado. Fica o exemplo de uma das entradas, nada pesada, umas iscas de bacalhau que chegam à mesa quentes e estaladiças com uma massa anormalmente fina e o equilíbrio entre o dito bacalhau e a complementar salsa na perfeição. Em simultâneo, umas fatias bem cortadas de presunto de qualidade podem acompanhar as azeitonas que também são boas, e um detalhe de requinte, a broa, que é servida quente.

Os filetes de peixe-galo e de sável, a sugestão de um dia, foram escolhidos em conjunto numa prova que se revelou meritória. Mais uma vez fritura e ingredientes correctos, sabor esperado a acompanhar a açorda que até se pediu para repetir, de ovas, numa mistura onde o alho tinha o lugar devido e as ervas foram acrescentadas como deve ser, em fresco, no fim.

Uma alternativa, noutro género, mas também feliz, foram os filetes de pescada, fresquíssima, com um arroz de grelos onde a frescura destes não estava condenada pelo exagero da cozedura. Evidentemente que pode escolher à vista peixe fresco para grelhar ou ainda para ser cozinhado ao sal ou, se o seu tempo for longo, o bacalhau à lagareiro preparado na altura.

Nos vinhos, além dos mencionados, encontra num escalão mais abaixo propostas com interesse e algumas novidades. Sobremesas dentro da normalidade.

O monumento do Senhor do Padrão fica bem acompanhado por este digno representante da cozinha da cidade de Matosinhos.

Contactos:
O Toupeirinho

Endereço: Rua do Godinho, 27

4450-148 Matosinhos

Tel.: 229 387 016

2007-07-04
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora