PORTUGAL FAZ-LHE BEM

de 73
ver todos
Ver
mapa

Restaurante Terra

de 73
ver todos

Restaurante vegetariano situado perto do Jardim do Príncipe Real, de ambiente muito agradável, onde se destaca uma aprazível e recatada esplanada interior. A maior parte das refeições são confeccionadas com ingredientes de agricultura biológica e apresenta sugestões vegetarianas de versões de sabores tradicionais portugueses, como a caldeirada ou o cozido. Foi seleccionado como um dos 50 melhores restaurantes da cidade no concurso gastronómico Lisboa à prova. Existe desde 2004.

Ambiente e decoração: Espaço muito agradável com mobiliário tradicional português em madeira de castanho e decoração com peças de artesanato de diversas partes do mundo.
Dia(s) de Encerramento: Segundas
Especialidades: Seitã à Brás; Seitã à Gomes de Sá; "Lombo" de seitã no forno; Açorda de batata; Lasanhas vegetarianas; Almondêgas de soja; Saladas diversas; Sushi; Caril; Kebabs. Doces: Gelados artesanais vegan.
Horário de Encerramento: 22:30
Lotação: 88
Necessidade de reserva: Aconselhável
Observações: De terça a sexta-feira, das 19.30 às 24.00h, a cozinha fecha às 22:30h. Sábados e domingos, das 12: 30 às 15.30h, a cozinha fecha às 15.00 e das 19:30 às 24: 00, a cozinha fecha às 22.30.
Preço Médio: 18.00
Serviços: Take-away; Esplanada aquecida
Tipo de Restaurante: Vegetariana
Horário de Funcionamento: Das 12:30 às 15:30 e das 19:30 às 22:30.
Área para fumadores: Não Fumadores
Morada: Rua da Palmeira 15 Príncipe Real
Código Postal: 1200 311 LISBOA
Tel: 213421407
E-mail: teresa@restauranteterra.pt
Site: www.restauranteterra.pt
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia: Mercês

Restaurante Terra - Lisboa


Um vegetariano mesmo para quem gosta de carne.


Paula Oliveira Silva

Em Portugal, dizem os amantes de um bom naco de carne que não é o peixe que puxa a carroça. Mas os russos, com a sabedoria que lhes deve vir do frio contrapõem em provérbio que também não é o cavalo que a puxa... mas sim a aveia. E agora?

Hoje em dia, é perfeitamente possível um vegetariano viver sem restrições. Uma prova cabal do que afirmamos é o Restaurante Terra. Não serve carne nem peixe mas confecciona primorosamente vegetais, cereais e leguminosas, alimentos da terra.

Longe vão os tempos em que a cozinha vegetariana não tinha um sabor agradável por falta de condimentos ou de sabedoria do cozinheiro. Neste campo também o Terra é um bom exemplo com versões vegetarianas de sabores tradicionais. O seitan pode ser à Brás ou até à Gomes de Sá, a Açorda de Batata, as Almôndegas de Soja, a Caldeirada, o Cozido... Sugestões do buffet que variam diariamente, do almoço para o jantar mas que se preocupam com uma dieta saudável.

São cerca de 10 pratos quentes sem contar com a variedade de saladas e outras sugestões frias. Prova-se de tudo, mas repete-se apenas o que mais se gosta. Assim dá gosto.

Qualidade e frescura são duas premissas de sucesso. Os produtos confeccionados têm o selo da agricultura biológica. Não são só os vegetais, cereais, as leguminosas, o sal. É o caso do chá e café, dos refrigerantes, do vinho, do uísque e até do espumante. Na hora da decisão arrisque e aventure-se por paladares nada comuns como o sumo de gengibre com lima e especiarias. Caso tenha acertado no gosto não vai querer outra coisa. O segredo é a esplanada recatada de acesso apenas pelo interior e que fica nas traseiras. Árvores à volta, uma fonte que deita água no seu breve murmurinho e a treliça de madeira a toda a volta a garantir a privacidade. Madeira de florestas controladas, nem outra coisa se poderia supor de quem se preocupa com o ambiente e só utiliza materiais reciclados e recicláveis.

Na pequena loja pode escolher ainda artigos de artesanato de comércio justo, incenso, chás, sabonetes artesanais. Coisas boas para nós e para a casa.

2005-01-04
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora

Boa
Vida