de 16
ver todos

Restaurante Solar do Forcado

de 16
ver todos

Restaurante com uma cozinha de qualidade, baseada em bons ingredientes e no receituário tradicional alentejana. Serviço atento, conhecedor e profissional.

Ambiente e decoração: Decoração alusiva à tauromaquia.
Dia(s) de Encerramento: Sábados (Almoços), Domingos
Especialidades: Peixe: Alhada de cação. Carne: Secretos, lombetes e bochechas de porco preto; Espetada de toiro bravo; Lombinhos de veado.
Observações: Restaurante certificado pelo Turismo do Alentejo.
Preço Médio: 15.00
Tipo de Restaurante: Portuguesa, Regional, Alentejana
Morada: Rua Cândido dos Reis 14
Código Postal: 7300 129 PORTALEGRE
Tel: 245330866
E-mail: solardoforcado@sapo.pt
Site: www.facebook.com/solardoforcado
Distrito: Portalegre
Concelho: Portalegre
Freguesia:

Restaurante Solar do Forcado - Portalegre


Festa de sabores na capital do Alto Alentejo.


Ana Raposo

Localizado na parte antiga da cidade de Portalegre, no Alto Alentejo, o Solar do Forcado convida-o a degustar sabores genuínos, fruto de uma cuidada selecção da cozinha da região.

A estrela da casa é o porco preto cuja carne deve as suas características ao facto dos animais manterem um regime alimentar à base de bolota combinada com a ingestão de ervas frescas e plantas aromáticas.

Decoração a preceito

A funcionar há mais 20 anos como tasca típica, o espaço tornou-se restaurante hácerca de cinco, após as devidas remodelações. Uma grande paixão e dedicação aos touros por parte dos proprietários da casa foi razão suficiente para tornar esta casa num restaurante alusivo à festa brava.

O resultado? Um ambiente acolhedor e confortável, em estilo rústico, tipicamente alentejano.
A decorar as paredes, encontram-se expostos cartazes emoldurados de corridas de touros (antigas e recentes), alguns a assinalar fases importantes da história taurina da região, como é o caso de uma datada de 1936, celebrada numa praça já inexistente. Peças relacionadas com a tauromaquia, muitas delas doadas por amigos, também constam da ornamentação.

À mesa

Para entrada, sugere-se um presunto pata negra, toucinho frito, pimentos assados, cabeça de xara e, como não podia deixar de ser, queijos e enchidos alentejanos. Para prato principal, a aposta vai para os lombetes, os segredos e as bochechas de porco preto, cozinhados maioritariamente na grelha. Por encomenda, pode ainda atrever-se a comer uma alhada de cação, arroz de feijão com coentros e as famosas migas alentejanas e de batata.

A acompanhar a refeição é apresentada uma variada carta de vinhos alentejanos, onde não faltam boas reservas. A lista de sobremesas não foge à regra dos paladares regionais e privilegia os doces conventuais, como o fidalgo, o D. Duarte, o pão de rala, ou a sericaia.

Sublinhe-se que ao fim-de-semana a reserva prévia é altamente recomendável, pois a casa regista bastante afluência. 

ARTIGO ACTUALIZADO EM SETEMBRO DE 2009

2005-11-02
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora