de 6
ver todos

Restaurante O Conselheiro

de 6
ver todos

Restaurante que proporciona aos visitantes uma viagem pelos sabores da cozinha tradicional minhota, num ambiente de conforto e simpatia. Uma refeição farta, colorida, mas sobretudo saborosa, que aguça o paladar com aromas requintados mas ao mesmo tempo rústicos e típicos.

Acessos: Vindo do Porto, tomar a A3, sair em Paredes de Coura. O restaurante é no centro, em frente à Câmara.
Acessos para deficientes: Sim
Ambiente e decoração: Decoração regional; ambiente variado de grupos e famílias; restaurante habitual de algumas figuras vip.
Dia(s) de Encerramento: Segundas, Domingos (Jantares)
Especialidades: Entradas: Morcela; Bolinhos de bacalhau; Bolo do tacho e Morcela assada; Pataniscas. Peixe: Bacalhau à Conselheiro; Arroz de lampreia e Trutas de escabeche; Trutas à Conselheiro; Bacalhau frito com cebolada e presunto. Carne: Cozido à Conselheiro; Pica no Chão Cabrito dos montes de Padornelo; Arroz de pato; Rojões da Sorça; Feijoada do corno de bico; Cabrito avinhado no verde tinto e Arroz pica-no-chão. Doces: Formigos de Coura; Pudim de Abade de Priscos; Rabanadas; Bolo do tacho e Arroz doce.
Estacionamento: Sim
História: Por aqui já passaram membros da política e jet set nacional. Inúmeros prémios e diplomas gastronómicos atestam a sua história de casa de qualidade. Aquilino Ribeiro é a grande referência que serviu de inspiração à casa.
Horário de Encerramento: 22:00
Lotação: 85
Necessidade de reserva: Aconselhável.
Observações: As palavras de Aquilino Ribeiro estão por todo o restaurante. No inverno, o restaurante encerra também aos Domingos (Jantares). Esplanada.
Preço Médio: 20.00
Recomendado para grupos: Sim
Serviços: Ar condicionado.
Tipo de Restaurante: Regional, Portuguesa
Horário de Funcionamento: Das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 22:00.
Área para fumadores: Não Fumadores
Morada: Largo Visconde de Moselos
Código Postal: 4940 525 PAREDES DE COURA
Tel: 251782610
Distrito: Viana do Castelo
Concelho: Paredes de Coura
Freguesia: Paredes de Coura

Restaurante O Conselheiro - Paredes de Coura


«O Conselheiro», «em busca da gastronomia perdida... inspirada em Aquilino Ribeiro». Por lá passa, quase obrigatoriamente, quem vai a Paredes de Coura. «O Conselheiro», sob o comando do Sr. Vilaça Pinto, recebe os visitantes daquela localidade nortenha com o que de melhor se faz por lá.


Álvaro Cúria

Uma refeição farta, colorida, mas sobretudo saborosa, que aguça o paladar com aromas requintados mas ao mesmo tempo rústicos e típicos. Tudo regado com um bom vinho da zona e palavras de Aquilino Ribeiro. Já na entrada, onde é servida a morcela caseira assada com couve galega salteada e broa frita, sente-se que se está ali para comer bem. Estamos no coração de Paredes de Coura, no centro de um património restaurado recentemente e ao qual este restaurante pertence, com certeza. O Sr. Vilaça sugere-nos que tentemos o bacalhau à Conselheiro, que chega à mesa passado pouco tempo juntamente com umas couves cuja tradição nos remete a Aquilino Ribeiro. O escritor, mestre da arte de bem comer, deixou o seu legado por lá, em dizeres que estão presentes na ementa e numa maneira de ser que está presente um pouco por todo o restaurante. Por lá já passaram membros ilustres da sociedade portuguesa, apresentados em fotografias logo à entrada. Da mesma maneira, o restaurante foi diversas vezes condecorado com diplomas gastronómicos tal é a qualidade da comida que se faz por lá. Esta deverá ser acompanhada por um bom vinho tinto, sempre servido em típicas malgas de louça branca. Segue-se a carne. A sugestão é o cabrito dos montes de Padornelo, feito ali «como em mais nenhum lado se faz» e sob a promessa de que «nem vai saber a cabrito». Contudo, optámos pelos rojões em vinho tinto.... Rojões que realmente sabem a carne de porco, carne natural, comida que deve vir dali de perto... Estes são acompanhados de deliciosas batatas assadas, numa caçarola de barro que lembra as quintas antigas e a tradição. Por fim a sobremesa e o leite creme. Cheira a açucar torrado pelo restaurante... O aroma doce que nos lembramos desde a casa da nossa avó, há tempos. O leite creme é torrado na altura e chega-nos como complemento de uma refeição ideal que nos despertou os sentidos. Ao passar por Paredes de Coura não ficará indiferente ao «Conselheiro». O Sr. Vilaça Pinto lá estará para receber os clientes, com o sorriso da tradição e a hospitalidade das gentes do norte.

Informação Detalhada

2002-07-30
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora