de 199
ver todos

Restaurante O Arquinho do Castelo

de 199
ver todos

Restaurante situado junto ao Castelo de Leça, num beco recatado, a servir essencialmente pratos de peixe e marisco, de grande qualidade. Espaço muito bem conseguido, atendimento simpático e bom ambiente.No primeiro andar, recentement aberta, está disponível uma sala ampla com garrafeira, caracterizada pela vista esplendida sobre o porto.

Acessos para deficientes: Sim
Ambiente e decoração: Salas amplas, decoradas em cores suaves, com ambiente agradável.
Bar/Sala de espera: Bar
Dia(s) de Encerramento: Domingos
Especialidades: Entradas: Camarão da Costa; Bolinhos de Bacalhau; Petinga fritas; Iscas de Bacalhau; Carapauzinhos fritos. Peixe: Peixe fresco do dia para grelhar; Açorda de camarão; Arroz de polvo com filetes; Arroz de tamboril; Polvo assado no forno; Robalo assado no forno; Robalo ao sal. Carne: Casbrito assado no forno; Tripas à moda do Porto; Rojões à moda do Minho. Doces: Bolo de bolacha; Pão de Ló; Folhado de framboesa.
Horário de Encerramento: 23:00
Lotação: 65
Necessidade de reserva: Aconselhável
Observações: Outros contactos: 939318203
Preço Médio: 20.00
Recomendado para grupos: Sim
Tipo de Restaurante: Portuguesa
Horário de Funcionamento: Das 12:00 às 15:30 e das 19:30 às 23:00.
Morada: Rua de Fuzelhas 192
Código Postal: 4450 683 LEÇA DA PALMEIRA
Tel: 229951506
Site: www.facebook.com/arquinhodo.castelo/
Distrito: Porto
Concelho: Matosinhos
Freguesia: Leça da Palmeira

Restaurante O Arquinho do Castelo - Leça da Palmeira


A arte de bem tratar os peixes do mar.


Mafalda César Machado

Chegando a Leça da Palmeira, se o objectivo for descobrir onde se pode comer bem, há que procurar o Castelo. Facilmente visível é a referência mais evidente de uma aglomeração de restaurantes, a maioria deles a manter a cozinha nativa de tradição piscícola, onde se encontra o eleito, o Arquinho do Castelo.

Para uma aproximação mais agradável ao local, com a vantagem de poder respirar o ambiente, por enquanto genuíno, desta zona castiça de Leça, pare o carro na marginal. Suba então a pé pela Travessa de Fuzelhas, interdita ao trânsito. Vai cruzar a rua do mesmo nome, em ângulo recto. Entre casas, onde o colorido de barras de azulejos fim de século chama a atenção, vai encontrar o Arquinho do Castelo. Desilusão. Espaço pequeno semi abandonado, com aspecto nada convidativo. Trata-se de um equívoco. Foi aqui que começou, na verdade, há cerca de doze anos o Arquinho. O primeiro. E começou bem, pois precisou de mais e melhor espaço para poder servir o número crescente de clientes que soube cativar. Sendo assim, continue subindo pela direita, lá está a tabuleta que lhe indica a presença do restaurante escolhido. Mas não acabou ainda o percurso. Contorne então, sempre pela direita e encontrará finalmente o actual Arquinho do Castelo.

Uma casa de tradição marítima

Passemos então na rua, as grelhas onde o peixe fresco fumega, isto se a hora fôr a do almoço e o tempo estiver a favor. Na entrada ampla, à direita, fica o balcão de apoio, que também servirá de bar se for o caso de ter de esperar. A propósito, refira-se que convém reservar mesa. À esquerda, a cozinha. Com abertura ampla, merece uma “espreitadela” para aferir a sua invulgar limpeza, da qual os tachos a brilhar nas prateleiras, e o aspecto impecável das cozinheiras, são notas de reparo.

No piso térreo fica a sala, a primeira da segunda versão do Arquinho. Espaço amplo e agradável, de luz abundante, com o toque simpático da garrafeira em madeira à vista, cadeiras grandes e confortáveis, mesas bem postas com toalhas de algodão branco. No primeiro andar, a outra sala. De maiores dimensões, decoração discreta com sinais de conforto, a privilegiar as condições de que dispõe: vista belíssima sobre o mar e a zona do porto, através de uma janela que mais parece um quadro, e o aproveitamento das varandas com a panorâmica do casario próximo e da fortaleza.

2006-03-15
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora