de 25
ver todos

Restaurante Museu dos Presuntos

de 25
ver todos

Poucas vezes o nome da casa coube tão bem na perfeição como este. Apenas um reparo: o que num museu serviria somente para apreciação, aqui pode e deve ser consumido. De várias formas, quer como entrada, quer como prato principal, o importante é mesmo o presunto, ou não estivéssemos na região onde ele é rei e senhor. Excelente relação qualidade-preço.

Ambiente e decoração: Ambiente informal.
Bar/Sala de espera: Bar
Dia(s) de Encerramento: Terças, Sextas (Almoços)
Especialidades: Entradas: Broa; Chouriço; Salpicão; Moiras; Queijo amanteigado; Presunto fatiado de Montalegre e Moiras. Sopas: Sopa de legumes. Peixe: Iscas de bacalhau com arroz seco de bacalhau; Enguias da Murtosa de escabeche; Açorda de polvo; Bacalhau assado na brasa com batatas a murro; Jaquinzinhos com arroz de tomate; Trutas com presunto e Bacalhau à Museu. Carne: Tripas à moda do Porto; Bifinhos de presunto panados com arroz de feijão vermelho; Arroz de pato; Posta Barrosã; Bifinhos de presunto com arroz de feijão; Costeletas de porco na brasa e Arroz de frango de cabidela. Doces: Leite creme; Pastéis de toucinho; Toucinho do céu e Pêra bêbeda.
Estacionamento: Sim
Horário de Encerramento: 21:30
Lotação: 50
Necessidade de reserva: Sim.
Preço Médio: 22.00
Recomendado para grupos: Sim
Tipo de Restaurante: Portuguesa, Regional
Horário de Funcionamento: das 12:30 às 14:30 e das 19:30 às 21:30
Área para fumadores: Não Fumadores
Morada: Avenida Cidade de Ourense 43
Código Postal: 5000 690 VILA REAL
Tel: 259326017
E-mail: museudospresuntos@gmail.com
Distrito: Vila Real
Concelho: Vila Real
Freguesia: São Pedro

Restaurante Museu dos Presuntos - Vila Real


Embora também tenha histórias para contar e arte para mostrar, este é um museu diferente dos outros, com cheiro, cor e sabor. Uma única visita não chega para abarcar todo o "espólio"...


Paula Oliveira Silva

Poucas vezes o nome de um restaurante se revelou tão ajustado. Ainda assim há que fazer um reparo mais do que justo. O que num museu serviria somente para apreciação, aqui pode e deve ser consumido. Presunto nas entradas e nos pratos principais. Excepção feita às sobremesas, por razões óbvias.

Apesar do restaurante se situar no rés-do-chão de um prédio de habitação, a ampla sala acolhe a tradição com a decoração feita à base de presunto. Todavia, que não se pense que só se poderá comer tal iguaria. A oferta gastronómica foi incrementada mas sempre tendo por base a cozinha regional. Pão tostado e broa, azeitonas temperadas e os enchidos nas suas mais diversas formas e sabores. Para picar, uma moira na brasa, salpicão, chouriço e queijo amanteigado. Ou então, presunto. Serrano, de porco preto ou fatiado. A escolher um tipo ou a provar todos. As sopas de legumes são ainda reconfortantes do estômago. Se depois das entradas ainda houver mais vontades, avance-se para a açorda de polvo ou para o bacalhau assado na brasa com batata a muro. Como estamos numa região onde o porco é rei e senhor à mesa, escolha-se também entre as costeletas na brasa e os bifinhos de presunto panados com arroz de feijão vermelho. Por encomenda servem ainda arroz de pato, de cabidela, e outros pratos de caça. Ah, e claro, a famosa posta barrosã. A carta de vinhos, vasta, contempla todos os bons vinhos do Douro. Para sobremesa, experimente, por exemplo, a pêra bêbeda ou o leite creme. Uma delícia. Com as indicações certas, chegar lá torna-se fácil, sair de lá é que é mais difícil, com a boa cozinha praticada pela casa.

Informação Detalhada

2003-04-07
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora