de 47
ver todos

Restaurante Ferrugem

de 47
ver todos

Em pleno Minho, um antigo estábulo com trezentos anos, recuperado com o maior respeito pelos materiais autóctones e valorização das técnicas populares, com soluções contemporâneas, arrojo e simplicidade, é o palco perfeito para a cozinha de Dalila e Renato Cunha, pois espelha bem os ingredientes que lhe dão o mote.

Dalila e Renato, proprietários e chefes autodidactas, estão atentos ao que se faz em Portugal e no mundo, procurando uma formação assente quer no receituário popular quer na alta cozinha. Uma cozinha de alquimia, onde os produtos tradicionais portugueses se vão redescobrindo em novas texturas.

Acessos: Fica na localidade da Portela, vulgarmente conhecida por Santa Marinha, sua padroeira, junto à nacional n.º 309, entre as cidades de Vila Nova de Famalicão e Braga, a escassos quilómetros da bem conhecida -Têxtil Manuel Gonçalves.
Acessos para deficientes: Sim
Ambiente e decoração: Com um pé-direito de 6 metros, as imponentes alvenarias de granito, o pavimento em calçada portuguesa e o tecto com asnas em pinho são elementos a nu que dispensam reforços decorativos. Os elementos contemporâneos integram-se discretamente com a edificação primitiva, predominando a ligeireza dos brancos e, em reforço da identidade do espaço, alguns painéis de aço corten. Ao fundo, uma enorme lareira suspensa, design exclusivo para o Ferrugem pelas mãos da Ambinigma.
Dia(s) de Encerramento: Domingos (Jantares), Segundas
Especialidades: PRELÚDIOPão e Manteiga de AzeiteSAUDAÇÃO DOS CHEFESo caldo verde e a broa de milho tostada com azeitePRIMEIRO MOMENTOdeu à costa um iogurte com pedaçoscaviar português (ovas de sardinha, caviares de vinagre, tomate, broa de milho, ervas finas e espuma de azeite)Pastel de (bacalhau com) nata ®prego de porco bísaro em pão de castanhaSEGUNDO MOMENTOo pargo e a interpretação da caldeiradalascas de bacalhau com azeite transmontano e coral de azeitona, legumes salteados e crocante de pão com chouriçoa posta de boi e a falsa batata a murro num prado de grelos e outros legumeshá sempre outra versão do arroz de pato (o pato, o carolino e o queijo de s. jorge num risoto, ervilhas e laranjas de quebrar)TERCEIRO MOMENTOromeu e julieta v. 2013 (queijos portugueses afinados com frutos secos e as nossas geleias, compotas e marmeladas)pêra rocha do oeste em geleia de vinho do porto sobre tarte de queijo fresco (um clássico do Ferrugem)tributo ao abade de priscos (uma interpretação da doçaria tradicional do baixo minho com migas de toucinho do céu, gelado do famoso pudim, folhas secas de amêndoa e caramelo de citrinos)salada de frutos v. 2013
Estacionamento: Não
Horário de Encerramento: 22:30
Lotação: 40
Necessidade de reserva: Aconselhável
Observações: CLASSIFICAÇÃO SERVIÇO VINHO A COPO VINIPORTUGAL (1-5): 5,0
Período de Férias: Última quinzena de Agosto
Preço Médio: 32.00
Recomendado para grupos: Sim
Sanitários para Deficientes: Não
Serviços: Ar condicionado e lareira
Tipo de Restaurante: Regional, Portuguesa, Cozinha de autor
Horário de Funcionamento: Almoço, das 12:00 às 14:30 e jantar, das 20:00 às 22:30.
Área para fumadores: Não Fumadores
Morada: Rua das Pedrinhas 32
Código Postal: 4770 379 PORTELA VNF
Tel: 252911700
E-mail: restaurante@ferrugem.pt
Site: www.ferrugem.pt
Distrito: Braga
Concelho: Vila Nova de Famalicão
Freguesia: Portela
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora