Junto à muralha fernandina, na freguesia de Miragaia, o "Cometa" é um restaurante com carisma. Decorado com conforto e bom gosto, oferece um espaço muito agradável. A ementa tem várias propostas imaginativas e tentadoras.
Dia(s) de Encerramento: DomingosInfelizmente, as zonas mais marcantes do conjunto, não tanto homogéneo como de fora se crê, da cidade do Porto, não figuram nos roteiros nacionais, nem constam do conhecimento dos autóctones menos suspeitos. É precisamente num destes encantadores recantos, na Miragaia “alta”, onde a Muralha Fernandina marca presença, e, ao fundo do casario em equilíbrio inesperado, o Rio Douro continua o seu percurso recorrente até à Foz, que, com o intrigante nome de Cometa, se apresenta a escolha, desta semana. Serão esporádicos e datados os cometas. Pois este permanece há uns três anos, e esperemos que sem desaparecer, por muitos mais.
O percurso da diferença A descrição vai longa, pois trata-se mesmo de um lugar diferente, a visitar sem hesitações. Não estamos a falar nem de cozinha de sofisticação, como a experiência do responsável poderia sugestionar, nem de tradições populares do receituário portuense. Referimos sim, propostas diferentes, num registo despretensioso, em mudança, segundo o mercado, com algumas graças e originalidades, num ambiente que representa, sem dúvida alguma, o registo da diferença que fica bem no Porto, e não se esqueçam que estamos numa zona histórica de alta concentração popular, evidentemente adversa a novidades deste tipo.
Não é nada fácil, exemplos não faltam, de marcar a diferença numa cidade de conservadorismo entusiasmante. Expliquemo-nos, pois não é evidente a qualificação. O entusiasmante deriva de os potenciais clientes terem a capacidade de correr em massa aos sítios novos, apropriando-se, quase, dos mesmos, para depois, passado um tempo efémero, os largar, literalmente falando.
Contam-se pelos dedos as apostas, no registo, seja ele qual for, da diferença.
Enfim, uma particularidade a ter em conta para o investidor nestas áreas.
Pois, no caso em questão, o perfil cosmopolita de um dos seus proprietários, e o principal responsável pela cozinha, com experiências nesta área em Paris e Nova Yorque, sem esquecer o resto do mundo, por onde normalmente viaja, em procura de novidades ou conceitos de raiz que o atraiam, foi uma das condicionantes deste investimento. A escolha e empenhamento das sócias, em sintonia de entendimento, foi a outra pedra fundamental.