de 18
ver todos

Restaurante Cometa

de 18
ver todos

Junto à muralha fernandina, na freguesia de Miragaia, o "Cometa" é um restaurante com carisma. Decorado com conforto e bom gosto, oferece um espaço muito agradável. A ementa tem várias propostas imaginativas e tentadoras.

Dia(s) de Encerramento: Domingos
Especialidades: Entradas: Ostras; Mexilhão à marinheira; Ovo na tigela da avó; Abacate recheado com camarão; Pirogis. Peixe: Robalo ao sal; Pargo cozido em bolsa de legumes; Lulas à florentina. Carne: Costeletas de borrego; Perna de borrego com molho de menta; Bife do lombo à Cometa. Doces: Tarte tatin; Pêra bêbeda; Bolo de chocolate.
Horário de Encerramento: 00:30
Observações: CLASSIFICAÇÃO SERVIÇO VINHO A COPO VINIPORTUGAL (1-5): 3,0
Preço Médio: 25.00
Tipo de Restaurante: Cozinha de autor
Horário de Funcionamento: Das 20:00 às 00:30.
Morada: Rua Tomás Gonzaga 87
Código Postal: 4050 607 PORTO
Tel: 222008774
Site: www.facebook.com/pages/Cometa-Restaurante/236803349900
Distrito: Porto
Concelho: Porto
Freguesia: Miragaia

Restaurante O Cometa - Porto


Recanto “exquis” num dos mais bonitos núcleos históricos da cidade do Porto.


Mafalda César Machado

Infelizmente, as zonas mais marcantes do conjunto, não tanto homogéneo como de fora se crê, da cidade do Porto, não figuram nos roteiros nacionais, nem constam do conhecimento dos autóctones menos suspeitos. É precisamente num destes encantadores recantos, na Miragaia “alta”, onde a Muralha Fernandina marca presença, e, ao fundo do casario em equilíbrio inesperado, o Rio Douro continua o seu percurso recorrente até à Foz, que, com o intrigante nome de Cometa, se apresenta a escolha, desta semana. Serão esporádicos e datados os cometas. Pois este permanece há uns três anos, e esperemos que sem desaparecer, por muitos mais.

O percurso da diferença

Não é nada fácil, exemplos não faltam, de marcar a diferença numa cidade de conservadorismo entusiasmante. Expliquemo-nos, pois não é evidente a qualificação. O entusiasmante deriva de os potenciais clientes terem a capacidade de correr em massa aos sítios novos, apropriando-se, quase, dos mesmos, para depois, passado um tempo efémero, os largar, literalmente falando.
Contam-se pelos dedos as apostas, no registo, seja ele qual for, da diferença.
Enfim, uma particularidade a ter em conta para o investidor nestas áreas.
Pois, no caso em questão, o perfil cosmopolita de um dos seus proprietários, e o principal responsável pela cozinha, com experiências nesta área em Paris e Nova Yorque, sem esquecer o resto do mundo, por onde normalmente viaja, em procura de novidades ou conceitos de raiz que o atraiam, foi uma das condicionantes deste investimento. A escolha e empenhamento das sócias, em sintonia de entendimento, foi a outra pedra fundamental.

A descrição vai longa, pois trata-se mesmo de um lugar diferente, a visitar sem hesitações.

Não estamos a falar nem de cozinha de sofisticação, como a experiência do responsável poderia sugestionar, nem de tradições populares do receituário portuense. Referimos sim, propostas diferentes, num registo despretensioso, em mudança, segundo o mercado, com algumas graças e originalidades, num ambiente que representa, sem dúvida alguma, o registo da diferença que fica bem no Porto, e não se esqueçam que estamos numa zona histórica de alta concentração popular, evidentemente adversa a novidades deste tipo.

 

2006-05-03
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora