297º

de 1004
ver todos

Restaurante Alma - Henrique Sá Pessoa

297º

de 1004
ver todos

O renovado Alma do chefe Henrique Sá Pessoa reabriu, com nova localização, em pleno Chiado, em novembro de 2015. Fruto de um trabalho de uma vasta equipa, o Alma trabalha a gastronomia portuguesa contemporânea numa perspetiva de renovação constante. Rodolfo Tristão é o sommelier e a pastelaria está a cargo de Telmo Moutinho. O conceito em vigor é casual dining que convida a usufruir da cozinha de autor do chefe nem ambiente tão sofisticado quanto informal. A ementa vai beber inspiração a vários elementos, em especial as viagens pelo mundo (e pela Ásia em particular) e a cozinha tradicional portuguesa.
O Alma ocupa um antigo armazém da livraria Bertrand, edifício pombalino do século XVIII, cuja recuperação esteve a cargo do arquiteto Tiago Silva Dias que procurou manter os elementos originais, intervindo apenas nos detalhes. Nas paredes podemos apreciar duas tapeçarias estilo mural. O espaço está dividido em duas salas ligadas entre si pela garrafeira em ferro. As mesas e cadeiras foram desenhadas pelo arquiteto, bem como os candeeiros em cobre de inspiração monástica.
Uma especial atenção foi dada à iluminação com a criação de seis ambientes de luz (que observam as regras da iluminação de museus e galerias), da autoria do engenheiro Vitor Vajão
Forrada com azulejos negros e mantendo as abóbadas originais, na cozinha tudo gira à volta do fogão Bertos, uma peça única, desenhada em Génova, com o impressionante peso de 760 quilos. A ligar a cozinha à sala principal está um balcão em lioz. Daqui é possível observar a equipa em plena ação.
Por fim, a carta de vinhos reúne cerca de 220 referências nacionais e internacionais, várias servidas a copo.
O restaurante foi galardoado com uma estrela Michelin (guia 2017).

Dia(s) de Encerramento: Segundas
Especialidades: Menus:Origens - Menu de três pratos, bebe inspiração na tradição da melhor cozinha portuguesa.Caminhos - Menu de três pratos, espelha as viagens e a experiência internacional do chef, revelando o seu lado mais experimental e inquieto.Alma - Menu de degustação, com os cinco pratos de eleição do chef. Um mergulho mais profundo na alma do ALMA.O cliente toma as rédeas da refeição e escolhe o seu próprio menu, dentro das opções disponíveis.Entradas: Lula, grão, tomate confit, acelgas e caldo de lula; Sardinha, beringela, pimentos assados, pão seco e maionese de paprika fumada; Escalope de foie gras, maçã, granola, amêndoa e café; Cenouras assadas com queijo de cabra, bulgur de frutos secos e azeite de cominhos. Peixe: Veja dos Açores ao vapor, arroz de amêijoas à Bulhão Pato e codium, um prato de peixe que entra.Carne: Novilho nacional, puré de raiz de salsa, texturas de beterraba e jus de estragão; Presa Ibérica na brasa, chutney de banana, pickle de cebola e maracujá, jus de melaço e especiarias.Doces: Tarte Tatin de maçã Granny Smith caramelizada com sorvete de toranja e baunilha; Morango, framboesa, merengue e sorvete de coco; Bomba de chocolate negro e caramelo salgado.
Horário de Encerramento: 23:00
Lotação: 48
Preço Médio: 50.00
Tipo de Restaurante: Portuguesa, Cozinha de autor
Horário de Funcionamento: De terça a domingo, das 12:30 às 15:30 e das 19:00 às 23:00.
Morada: Rua da Anchieta 15
Código Postal: 1200 023 LISBOA
Tel: 213470650
E-mail: alma@almalisboa.pt
Site: www.almalisboa.pt
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia: Mártires
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora