* ENCERRADO PERMANENTEMENTE *
Situado no coração da capital, na Avenida da Liberdade, o restaurante AdLib oferece um espaço com ambiente refinado e distinto. A decoração é requintada, criativa e de cores quentes, recorrendo a obras de arte originais e mobiliário luxuoso, conjugando harmoniosamente o clássico com a modernidade. O couro, a madeira escura, o vidro e cristal prestam tributo ao artesanato e às artes decorativas portuguesas. Tem ainda como elementos decorativos primando pela originalidade pequenos aquários de peixes que substituem as jarras de flores sobre a mesa. Cozinha com propostas que conjugam a cultura gastronómica portuguesa e francesa, onde a qualidade da cozinha é assegurada pela selecção dos melhores produtos que ambos os países têm para oferecer. O cardápio apresentado conjuga aromas e sabores que tornam cada refeição numa experiência sensorial.
Do latim Ad Libitum que significa "tanto quanto desejado", surgiu o nome que muito pode dizer acerca do sítio. Porém, também a abreviatura da expressão latina, Ad Lib vem dar pistas aos mais atentos quanto à localização deste restaurante, a Avenida Da Liberdade.
A entrada directa a partir da dita avenida não só saúda quem por ali se faz chegar com uma passadeira vermelha, como faz menção à qualidade da garrafeira que, climatizada e separada apenas por uma parede de vidro, está à vista de todos.
Inaugurado a 20 de Setembro último, o surgimento deste requintado espaço de restauração é o resultado da renovação do hotel onde está alojado, o Sofitel, e de um novo conceito que pretende integrá-lo na cultura do local onde se encontra.
Não nos espantemos pois se a história portuguesa fizer parte da decoração deste novo restaurante. Alguns objectos chegam mesmo a ser símbolos de Portugal e por isso, o atelier francês de arquitectos, Marc Hertrich&Co, que ficou responsável por esta reestruturação, decidiu não esquecer nem o galo de Barcelos que encontramos nos elevadores, nem a caravela portuguesa que está no lobby.
Os tons dourados remetem para o tempo áureo das Descobertas e do ouro trazido do Brasil, já os vermelhos são a expressão de um dos nossos mais famosos produtos, o Vinho do Porto.
Uma série infinita de pequenos grandes detalhes colocam este restaurante num dos mais luxuosos restaurantes da capital. Se a homenagem chega à tradição vidreira, não esqueceu porém, das artes da pesca e quando chega à vez de dar voz ao artesanato, são as peças em pele, os embutidos no mobiliário e o entrelaçado que de imediato nos lembra os vimes, que saltam à vista.