Situada na encosta na encosta da Serra da Boa Esperança, a pouco mais de um quilómetro da vila de Belmonte, berço de Pedro Álvares Cabral, a Pousada de Belmonte tem origem na recuperação das ruínas do antigo Convento de Nossa Senhora da Esperança, onde também se situa uma ermida fundada no século XIII. A Pousada preserva integralmente toda esta herança histórica do Convento, classificado em 1986 como imóvel de interesse público. Dispõe de 24 quartos com varanda. Possui piscina, bar e esplanada e um restaurante com uma ementa onde o gourmet está em destaque.
Localização: MontanhaPassando pelas paisagens da Beira Interior chegamos a Belmonte, terra sem mar mas de marinheiros e descobridores, onde nasceu Pedro Alvares Cabral, descobridor do Brasil. É ainda uma localidade de continuada fixação de uma importante comunidade judaica que aqui se estabeleceu no século XIII. Consta que os judeus portugueses e castelhanos consideravam que Belmonte significava Belo Monte. E ainda hoje se percebe porquê.
Apenas a um quilómetro do centro da vila, situada entre os pinhais da serra da Boa Esperança, num local isolado e silencioso, encontramos a Pousada do Convento de Belmonte. Fomos à descoberta...
Pedras que contam histórias
Ao entrar neste lugar vai sentir-se recuar no tempo. A pousada tem origem na recuperação das ruínas do antigo Convento de Nossa Senhora da Esperança, construído sobre uma ermida fundada no século XIII.
O espaço preserva o espólio histórico do mosteiro, classificado em 1986 como imóvel de interesse público. O resultado entre a preservação do passado e a ampliação e adaptação ao presente resulta num conjunto harmonioso perfeitamente integrado na paisagem.
O bar situa-se na antiga sacristia e a sala de convívio no lugar da antiga capela do convento. Conta a lenda que foi desta capela que saiu a famosa imagem de Nossa Senhora da Esperança que acompanhou Pedro Álvares Cabral na sua viajem ao Brasil. Esta imagem encontra-se actualmente exposta na Igreja Matriz de Belmonte e merece ser visitada.
Mas não pense que por ser um antigo mosteiro franciscano que o lugar é dotado à pobreza. Muito pelo contrário. Aqui encontrará aconchegantes salas e salões repletos de pormenores de bom gosto com mobiliário antigo, esculturas de artistas locais, sofás floridos e confortáveis poltronas de veludo que convidam ao deleite. Os espaços são rasgados por amplas janelas com vista sobre a Cova de Beira e serra de Estrela.
Silêncio do convento
Chegou a altura de conhecer os quartos, construídos de raiz num acrescento do convento.Os quartos são identificados por nomes de frades e cada qual tem um nome e uma divertida pintura à entrada. Frei Predro, Quitério, Ramiro, Simão, Xavier, Valentim, Zacarias…
Todos são amplos, todos têm pormenores diferenciadores na decoração e uma varanda privada com uma vista fantástica para a serra. A suite principal da pousada é enternecedora, um duplex que mais parece uma casa de campo. No piso de baixo tem uma sala privada e no piso superior está o quarto, com uma pintura lindíssima de cogumelos na parede.