Este espaço multifuncional foi construído pelo arquitecto Regino Cruz, para a Expo 98, sendo utilizado nessa altura como o Pavilhão da Utopia, onde era apresentado todos os dias um espectáculo relativo ao lado mágico e imaginário dos oceanos, denominado de "Oceanos e Utopia".
Apesar de poder parecer uma nave espacial a concepção deste edifício foi inspirada numa espécie que apareceu há cerca de 200 milhões de anos, o caranguejo-ferradura. Este pavilhão é composto pelo Centro de Negócios, Sala Atlântico e Sala Tejo que têm a capacidade de receber diversos tipos de eventos, deste concertos de música, passando por banquetes e exposições e ainda provas desportivas.
Tem uma área de 37 mil m2 e capacidade para 20 mil pessoas.
Acessos: Estação Oriente do Metropolitano de Lisboa; Gare do Oriente com Ligação Ferroviária; Autocarros: 5, 10, 19, 21, 25, 28, 44, 50, 68, 208 e 210.
Características das salas: Centro de Negócios, com uma área de 600m2 que pode ter 11 salas, 1 auditório em anfiteatro com 97 lugares e uma sala de suporte para exposições ou catering. A Sala Atlântico possui uma arena com uma área de 5200m2, para 20.000 pessoas (plateia em pé) e com capacidade de receber vários tipos de eventos. Sala Tejo com a lotação máxima de 4.000 pessoas, possui a possibilidade de receber vários tipos de eventos e tem uma área de 2200m2.
Horário de funcionamento das bilheteiras: De Segunda-feira a Domingo das 10:00 às 19:00. Nos dias de espectáculo as bilheteiras estão abertas até 30 minutos após o início da atracção principal.
Serviços: Montagem e desmontagem de salas, Arranjos Florais, Catering, Assistentes, Apoio logístico, Móveis e Equipamentos, Audiovisuais
Tipo de espectáculo: Concertos de Música, Ópera, Congressos, Exposições, Banquetes e Eventos Desportivos.