Museu do Hospital e das Caldas

O edifício onde se instalou o Museu tem origem na antiga "Casa Real", assim conhecida por nela ter "assistido" a rainha Dona Leonor. Ao longo do século XVI, o Hospital de Nossa Senhora do Pómulo consolidou-se como grande instituição de saúde e assistência de âmbito nacional. Dom José outorgou em 1755 um novo regime de funcionamento ao hospital que passou a denominar-se Hospital Dona Leonor e a ter direcção designada pelo Governo. Em 1861, procedeu-se à reabilitação do edifício com um projecto do engenheiro Pedro José Pezarat, do qual resultou uma fachada neoclássica semelhante à actual. O imóvel foi adquirido em 1894 por Rodrigo Berquó, e passou a servir de alojamento não só para os directores do estabelecimento como também para a própria família real que, nos últimos anos da monarquia, passou lá temporadas. Durante o século XX, após ter desempenhado várias funções, foi devolvido ao Centro Hospitalar, já em estado de ruína. Procedeu-se a nova recuperação em 1992, da qual resultou a instalação do Museu do Hospital e das Caldas.

Dia(s) de Encerramento: Sábados, Domingos, Feriados
Horário de visita: De Segunda a Sexta, das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00.
Marcação prévia: A marcação de visitas guiadas deve ser feita com oito dias de antecedência mediante envio de carta ou fax.
Observações: O Museu concede entrada livre a: crianças até aos 14 anos; professores e alunos (de qualquer grau de ensino) integrados em visitas de estudo programadas com os serviços do Museu; aquistas (em tratamento no Hospital Termal e devidamente identificados); funcionários hospitalares do concelho devidamente identificados.
Serviços disponíveis: Serviço de visitas guiadas para grupos escolares.
Morada: Rua Rodrigo Berquó
Código Postal: 2500 249 CALDAS DA RAINHA
Tel: 262830300
Distrito: Leiria
Concelho: Caldas da Rainha
Freguesia: Nossa Senhora do Pópulo
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora