Museu José Malhoa

Acessos: Pela A8 e A1.

Instalado no Parque D. Carlos I, pulmão verde da cidade das Caldas da Rainha e com a particularidade de ser o primeiro edifício construído no país para fins museológicos, é detentor de um significado único na história da cultura portuguesa e pioneiro na museologia nacional. O Museu José Malhoa mostra o maior núcleo reunido de obras do seu patrono e uma importante colecção de pintura e de escultura dos séculos XIX e XX, revelando-se a quem o visita como o museu do naturalismo português. Contempla ainda a época precedente, enquadrada por artistas que revalam valores românticos de transição para um pré-naturalismo, principalmente Alfredo Keil (1850-1907). Alarga-se ao Grupo do Leão (1881-89), que Malhoa também integrou, e a outros notáveis artistas contemporâneos, como Marques de Oliveira (1853-1927).Revela a permanência do gosto naturalista da paisagem e dos costumes nas gerações que se lhe seguem até meados do século XX, tendo à cabeça como mestres Veloso Salgado e Luciano Freire. No retrato, mostra-se pintura de Eduardo Malta e Henrique Medina, entre outros cultores do género. Nas atualizações modernistas, destaque para Eduardo Viana.A escultura pontua todo este período, com relevo para o núcleo da estatuária oficial e de retrato do século XX, com obras de Francisco Franco e Leopoldo de Almeida. Dos mestres da atualidade salientam-se António Duarte e João Fragoso. Completam as colecções uma Secção de Cerâmica das Caldas - articulada em torno da importância de que se revestiu a actuação de Rafael Bordalo Pinheiro, também ele membro do Grupo do Leão, para a faiança local e do conjunto único das 60 esculturas de terracota da Paixão de Cristo -, o núcleo de Escultura ao Ar Livre e uma Biblioteca de Arte com um acervo de mais de 5000 espécies.

Dia(s) de Encerramento: Segundas
Horário de visita: De terça a domingo, das 10:00 às 18:00.
Marcação prévia: Não é necessária a marcação prévia, excepto para visitas guiadas.
Nº máximo pessoas por grupo: 25
Observações: Encerra 25 de dezembro e 1 de janeiro.
Serviços disponíveis: Serviço Educativo, Loja, Biblioteca de Arte.Informação acessível: Braille, Audio-guias, Percursos tácteis.
Título: Lição de arte
Acessibilidade física: Entrada e acesso à sala possível por pessoas em cadeira de rodas, WC adaptado
Informação acessível: Braille, Legendagem em conteúdos multimédia, Audio-guia, Percursos tácteis, Visitas guiadas para pessoas com necessidades especiais
Morada: Parque Dom Carlos I
Código Postal: 2500 109 CALDAS DA RAINHA
Tel: 262831984
E-mail: sgoncalves@drcc.pt
Site: www.facebook.com/museujosemalhoa
Distrito: Leiria
Concelho: Caldas da Rainha
Freguesia: Nossa Senhora do Pópulo
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora