Mosteiro de Cete

Objecto de estudo dos mais ilustres historiadores do nosso país, a Igreja de S. Pedro de Cête, mais conhecida como o Mosteiro de Cête é, sem dúvida, o ex-libris da freguesia. Fundado em 844 por dois mouros convertidos à fé cristã, foi mais tarde arrasado pelos mouros da antiga guarnição de Vandoma. A história de Cête está portanto ligada à história do próprio mosteiro. O monumento foi posteriormente reconstruído e conquistou o título de Monumento Nacional em 1910. Hoje pode visitar a igreja gótica, a sala capitular e o claustro pré-manuelino. A capela românica-ogival da Senhora do Vale, cuja construção deve situar-se por volta do século XIV, é também Monumento Nacional não só pela sua antiguidade, mas também pelo seu valor histórico e arqueológico.

Título: Valioso património
Acessibilidade física: Lugares de estacionamento para pessoas com deficiência, Entrada e acesso à sala possível por pessoas em cadeira de rodas, WC adaptado
Detalhe de acessibilidade física: A Rota do Românico é constituída atualmente por 58 monumentos, de diferentes tipologias (mosteiros, igrejas, capelas, memoriais, pontes, castelos e torres), distribuídos por 12 municípios. Os citados elementos patrimoniais encontram-se enquadrados numa grande diversidade de situações, marcadas por um maior ou menor grau de acessibilidade.
Detalhe de informação acessível: A Rota do Românico disponibiliza publicações em escrita Braille e um vasto conjunto de informações em formato digital, incluindo um website com caracteres ampliados e audiodescrição, bem como vídeos em língua gestual portuguesa e uma inovadora aplicação mobile, cujos conteúdos georreferenciados se perfilam como uma útil ferramenta de apoio à descoberta dos seus elementos patrimoniais.
Informação acessível: Braille, Caracteres ampliados, Digital, Língua gestual portuguesa, Legendagem em conteúdos multimédia, Audiodescrição, Visitas guiadas para pessoas com necessidades especiais, Aplicação Mobile
Código Postal: 4580 CETE
Tel: 255810706
E-mail: rotadoromanico@valsousa.pt
Site: www.rotadoromanico.com
Distrito: Porto
Concelho: Paredes
Freguesia: Cete
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora