Renovado em 2017, o Hotel Monte Prado dispõe de 50 quartos (equipados com ar condicionado, TV, cofre, telefone, minibar e secador do cabelo). Possui restaurante com comida tradicional, bar com lareira e enomatic (sistema automático de vinho a copo), esplanada com vista para a montanha, spa com massagens corporais de relaxamento, rituais de corpo e rosto, jacuzzi, piscina interior e piscina exterior sazonal com vista panorâmica.
Categoria: 4 estrelasAssente no cimo de uma encosta e emoldurado por um verde intenso, o Hotel Monte Prado é símbolo do que mais moderno há em Melgaço. Edifício de baixa volumetria, tem no granito, na madeira, no vidro e na muita luz natural que o invade, alguns dos seus maiores trunfos.
Dentro de portas, este quatro estrelas também sabe ser moderno. O mobiliário de linhas rectas está orientado para o conforto e na decoração têm relevo o artesanato, a cerâmica e a pintura. Sem desprimor, mas o maior quadro de todos é a paisagem.
Ciente disso, o hotel nasceu panorâmico. Os quartos, a piscina exterior, algumas salas de reuniões, o terraço do bar... (facilmente nos perdemos na contagem), têm vista para Espanha e para o rio Minho, algumas dezenas de metros abaixo. As enormes janelas das zonas comuns e das áreas reservadas rasgam o edifício e deixam-nos com o olhar pregado na paisagem.
Merecem alusão as suites e três mimos que as distinguem do outro tipo de alojamento standard. No quarto, as camas estão prontas a receber hóspedes como o Gulliver em terra de liliputianos, na casa de banho há banheira relaxante (de hidromassagem) e na sala esperam-no confortáveis assentos do arquitecto Mies van der Rohe. O mestre da Bauhaus que transpôs para o design de mobiliário os conceitos de perfeição das formas. São ideias para desfrutar das vistas.
Antecipar o Inverno
Quem quer descanso escolhe o Monte Prado mas quem não gosta de estar parado também veio ao sítio certo. Na piscina interior aquecida uma cortina de água vinda do tecto insiste em baptizar-nos a cada passagem pelo centro deste tanque aquecido.
Os jactos de água proporcionam momentos relaxantes, assim como o jacuzzi. Está-se nisto até os dedos encarquilharem. A luz natural invade todo o espaço e da mesma vista goza o ginásio que também tem vista para o jardim.
Lá mais para a noite, subimos ao segundo andar. Pedimos qualquer coisa no bar e vamos aninhar-nos na sala de estar com lareira ao centro porque este Outono já veio com muito frio. Há bilhar para experimentar em companhia e televisão para o serão, se não optou por ficar no quarto. Os sofás são para muitos.