O histórico Hotel do Parque, situado no Bom Jesus de Braga, renasceu em maio de 2014 após uma intervenção que procurou rejuvenescer a unidade e torná-la apetecível para um segmento mais jovem. Sob o conceito de hotel boutique, o edifício datado do século XIX foi reconstruído a partir da sua estrutura original. Com 44 quartos, o hotel dispõe de SPA, salas de reuniões, loja de produtos locais e esplanadas, com vistas privilegiadas para a cidade e para a Igreja do Bom Jesus.
Categoria: 4 estrelasO Hotel do Parque está situado muito próximo do Bom Jesus de Braga, a escassos metros do templo sagrado. Faz parte de um conjunto de unidades hoteleiras denominada Hotéis do Bom Jesus. Precisamente hotéis que se prontificam a receber o hóspede da melhor forma na sua visita a um dos santuários mais famosos da Europa.
Este hotel tem a sua origem no final do século XIX. Desta época mantém a sua traça característica, de imponente construção com grandes janelas rasgadas, de forma a sorver a paisagem da melhor forma. Situa-se no ponto mais alto do Bom Jesus, tendo por vizinho o Parque, maravilhoso refúgio da Natureza. A ideia que tem quem entra no Hotel do Parque é de que é um sítio sossegado, propício para o descanso ou para quem quer passar algum tempo em meditação. Tudo remete para o passado mas a sobriedade da decoração e dos espaços transmite a ideia de segurança e acolhimento. A grande recepção lembra-nos uma altura em que as famílias, durante o Verão, passavam longas estadias num hotel, em que havia a tradição de manter o mesmo hotel por quase toda a vida. Depois, o bar abre-nos portas a dois ou três dedos de conversa, tendo o Bom Jesus como pano de fundo.
A sala dos pequenos almoços, a sala de convívio... Realmente parece que chegámos a um daqueles hotéis de temporada. Parece o local indicado para se fazer férias em família, numa região em que impera o gosto pela Natureza aliado à contemplação religiosa. De facto, os parques por trás do hotel são exemplos de Natureza luxuriante: árvores que saltam para a berma de passeios improvisados, um lago onde se pode passear de gaivota ou de barco e ficar longas horas a pensar em nada. Ou se lhe apetecer pensar em alguma coisa, dedique-se um pouco a perceber a mística do Santuário do Bom Jesus, com o seu templo imponente a encabeçar a escadaria com as capelas.
2003-09-16