15º

de 7
ver todos

Casa do Lagar

15º

de 7
ver todos

Compreendendo dois edifícios distintos - a casa principal e o lagar - esta unidade encontra-se inserida num vale idílico, num cenário rural de grande beleza. Com origens no séc. XIX, está decorada em estilo rústico. Tem uma Loft,antiga fabrica de azeite,transformada em residencia.

Localização: Campo
Nº de quartos: 7
Observações: Telm: 919673686
Preço Época Alta: 70.00
Preço Época Baixa: 70.00
Categoria: Turismo Rural
Morada: Largo da Fonte
Código Postal: 3150 040 BEM DA FÉ
Tel: 926389411
E-mail: casadolagar@sapo.pt
Site: www.casadolagar-bemdafe.com/
Distrito: Coimbra
Concelho: Condeixa-a-Nova
Freguesia: Bem da Fé

Casa do Lagar - Condeixa


Lá fora e cá dentro ao mesmo tempo.


Ana Marta Ramos

A Casa do Lagar é a mais recente novidade no universo do Turismo Rural da região de Coimbra. Fica na aldeia de Bendafé, concelho de Condeixa, e abre as suas portas aos hóspedes como quem abre os braços aos amigos.

O destino

Estela Gaspar deixou Almoçageme há cerca de dez anos e mudou-se de armas e bagagens para Coimbra. Bagagens estas de peso considerável, se tivermos em conta a sua ocupação principal, à época: restauro e comercialização de antiguidades. Mais próxima da família, prosseguiu com a actividade, e foi por intermédio do exercício desta que chegou à casa onde vive hoje e onde descobriu uma outra vocação: o turismo.

Bendafé é uma aldeia pacata pertencente ao concelho de Condeixa, onde, segundo rumores, se realizavam uns interessantes leilões de peças antigas. Os leilões, nem vê-los, mas aquela casa em ruínas ficou-lhe na memória de tal forma que, depois de indagar junto dos habitantes locais, Estela soube que estava para venda e nem hesitou. Estávamos em 1999.

Feitas as longas obras de reconstrução da Casa do Lagar, o espaço revelou-se grande demais para servir apenas de habitação e oficina - daí à ideia de convertê-lo numa unidade de Turismo em Espaço Rural foi apenas um passo. Ou melhor, uma longa caminhada de formalidades, mas cujo resultado compensa.

Natureza em exposição

A casa principal ficou com quatro quartos no primeiro andar, cada um com a sua casa de banho própria. No rés-do-chão encontra-se a sala de estar e de refeições comum, bem como a cozinha, habitualmente ao serviço da anfitriã mas que pode ser posta à disposição dos hóspedes, no caso de alugarem a casa por completo. A decoração é, como não podia deixar de ser, muito cuidada e requintada, e por todo o lado imperam peças de mobiliário, quadros, objectos e candeeiros com mil e uma histórias para contar.

Mesmo ao lado da lareira há uma porta que nos desvenda a razão do nome desta casa. No espaço do antigo lagar, cujos enormes instrumentos em pedra se encontram fielmente preservados, foi criada uma zona de lazer que, se começou por ser pensada como show-room de antiguidades, acabou por resultar num palco privilegiado para os espectáculos constantes que a natureza tem para oferecer.

Com um pé direito impressionante, o lagar é hoje um loft com mezanine, recheado de mobiliário e obras de arte de grande interesse e com um potencial infindável. Como "salão de estar", proporciona espaços distintos que permitem a diversos hóspedes partilhá-lo sem perder privacidade. A pequena cozinha de apoio e a casa de banho permitem transformá-lo em alojamento. E as suas dimensões, aliadas à atmosfera confortável e à vista exuberante, fazem deste um espaço particularmente aprazível para festas e outros eventos.

2005-11-08
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora